sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Minha homenagem

Em homenagem a "Aquele querido mês de agosto", ganhador do prêmio da crítica, insiro um linkizinho aqui e aqui! (estão na trilha do filme!!!). E "aperta, aperta com ela"!!!!

Depois do Che, TP4!!!


Depois do Che tem Trash Pour 4 no Studio SP!!!
Vamoaí?
Recém chegado de turnê por Europa e Japão, TP4 é:
Mariá Portugal (minha musa da bateria, aiai): a baterista estuda percussão desde os 9 anos de idade. Também participa da Dona Zica (banda composta por, entre outros integrantes, Anelis Assumpção, filha de Itamar), é integrante da banda que acompanha a atual turnê solo de Fernanda Takai, e é co-produtora do disco de Natália Mallo. Recém graduada em Regência pela UNESP, é também muito boa escritora, como pode ser conferido em seus blogs "DO SAPATO AO ELEFANTE", "DO PIANO AO FORTE" e no coletivo "133 DÍGITOS".
Dudu Tsuda: (teclados): integra também as bandas Jumbo Elektro e Cérebro Eletrônico. Também participa do blog coletivo "133 dítigos". Também acompanha o Pato Fu e Fernanda Takai.
Gustavo Ruiz (violão e guitarra): participa do Dona Zica e da Banda Glória, além de tocar com outros nomes da nova MPB, como Maryana Aidar e Junio Barreto.
Natália Mallo (baixo e voz): a argentina está à frente da banda de tango "Gato Negro" e recém lançou seu primeiro disco solo, que co-produziu com Mariá Portugal.
No repertório da banda estão canções de Burt Bacharat, A-há, Chico Buarque, Dorival Caymmi, e até mesmo Madona e Michael Jackson, sempre com arranjos pra lá de deliciosamente insusitados. Menção honrosa para a interpretação de Lithium, de Curt Cobain (Nirvana), interpretada pela belíssima Mariá Portugal, em versão “chorinho”.


IL DIVO

Grande filme o "Il Divo", de Paolo Sorrentino (co-produção ítalo-francesa).

O longa retrata Giulio Andreotti, senador vitalício italiano, por sete vezes primeiro-ministro, homem extremamente cínico e irônico e com grande influência política. Uma espécie de Paulo Maluf italiano que se deu melhor, muito mais poderoso e, portanto, perigoso.

Ótimo filme sobre a política italiana, especialmente a dos anos 90, que coincidiu com a guerra à Máfia e seus contra-ataques.

O ator Toni Sevillo, em incrível transformação, está impecável no papel.


Mas um grande porém: muitas informações em um filme político tendem a cansar. Nesse caso, ainda há o agravante de tratar de minúcias não conhecidas pelos brasileiros. Apesar do humor do filme (humor negro rasgado, excelente charge do político retratado), é difícil de ser assimilado justamente em função do excesso de informações.


Por vezes fica-se "perdido" no roteiro.


Para quem quiser conferir, e conhecer a história recente italiana, haverá exibição extra nesta sexta-feira, dia 31, às 22:30, no Cinebombril.


Eu, particularmente, tentarei entrar na sessão de Che!

BINGO!

Acabo de chegar do Sesc Pinheiros, onde fui acompanhar a cerimônia de encerramento da Mostra.

Fiquei muito contente com o prêmio da Crítica, dado ao meu preferido também: "Aquele querido mês de agosto".

Veja a lista completa aqui.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

BODE REI, CABRA RAINHA


Para mim é surpresa que o filme "BODE REI, CABRA RAINHA", de Helena Tassara, esteja na semana dos melhores.

Não que o documentário seja ruim. Não é. Bem feito. Mas não foi dos que mais me chamaram a atenção.
Fui assistir a esse filme atraído pela trilha, de Fabio Tagliaferri, e pelos depoimentos de Zeca Baleiro e Ariano Suassuna, e é sempre bom ouvir Suassuna. E fui também porque ele antecedia o filme "Erva do Rato", de Bressane, na mesma sala.
Pois bem. O documentário é muito bem conduzido. Trata bem do tema, explanando a importância da pecuária caprina para o Nordeste. A culinária com o bichinho também tá lá, e confesso que deu até vontade de provar a tal buchada! Mostra também a forte presença do bicho na literatura nacional, especialmete a sertaneja, de forma bastante poética, é necessário dizer. O carinho dos donos pelos bichinhos também é interessante (e os nomes dados ao rebanho então?!).
Mas, apesar de tudo isso, para mim soou muito mais como uma reportagem educativa. Das boas, mas não atraente do ponto de vista cinematográfico. O melhor depoimento é o de Suassuna, que, junto com seu primo, é um dos maiores produtores de cabras. Globo Rural total! Mas fica-se sabendo das quatro principais raças caprinas existentes no Brasil!
Os curtas que antecedem a exibição também não são lá geniais, mas há boas surpresas. São 4: "Na companhia do pó" (tosco), "Interpersonalidade" (esse sim muito bom), "Wunderkammer" (de algum interesse). O quarto, não consta no catálogo da Mostra e, portanto, não sei dizer o nome (não lembro). Mas era "engraçadinho", sátira sobre a onda de personalidades que andaram adotando crianças africanas.
A menos que você tenha grande interesse pelo tema, ou prefira já ficar na sala para ver o magnífico "Aquele querido mês de agosto", que passa logo em seguida, prefira outra programação.

Programação extra

No site oficial da Mostra ainda não consta, mas a organização já divulgou a programação extra até o domingo por enquanto.

Ei-la (segundo o site de notícias G1):

Sexta (31)
CINEMATECA - SALA PETROBRAS
14h – “Crise”, de Ingmar Bergman (Suécia)
15h50 – “Prisão”, de Ingmar Bergman (Suécia)
17h30 – “Sede de paixões”, de Ingmar Bergman (Suécia)
19h10 – “Música na noite”, de Ingmar Bergman (Suécia)
21h – “A hora do lobo”, de Ingmar Bergman (Suécia)

CINE BOMBRIL 1
14h – “As lágrimas de minha mãe”, de Alejandro Cardenas Amelio (Alemanha)
15h50 – “Bode rei, cabra rainha” (Brasil), de Helena Tassara + Curtas
18h – “Aquele querido mês de agosto” (Portugal), de Miguel Gomes
20h50 – “Maldeamores”, de Carlitos Ruiz Ruiz, Mariem Perez Riera (Porto Rico)
22h30 – “Il divo”, de Paolo Sorrentino (Itália/França)

CINESESC

14h – “Trato é trato”, de Jonathan Gershfield (Reino Unido)
16h – “Absurdistan”, de Veit Helmer (Alemanha)
18h10 – “Che”, de Steven Soderbergh (EUA/Espanha/França)


Sábado (1º)
CINEMATECA - SALA BNDES
14h – “Fuera de carta”, de Nacho Velilla (Espanha)
16h10 – “KFZ-1348”, de de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso (Brasil)
17h50 – “Of all the things”, de Jody Lambert (EUA)
19h30 – “Só dez por cento é mentira”, de Pedro Cezar (Brasil)
21h10 – “Machan”, de Uberto Pasolini (Sri Lanka/Itália/Alemanha)

CINEMATECA - SALA PETROBRAS
14h – “Conhecendo Andrei Tarkovsky”, de Dmitry Trakovsky (EUA/Suécia/Rússia/Itália) 15h50 – “No limiar da vida”, de Ingmar Bergman (Suécia)
17h30 – “Quando as mulheres esperam”, de Ingmar Bergman (Suécia)
19h40 – “Fanny e Alexander”, de Ingmar Bergman (Suécia/França/Alemanha)

CINE BOMBRIL 1
14h – “Estranhos”, de Erez Tadmor e Guy Nattiv (Israel)
15h40 – “Formidável”, de Dominique Standaert (Bélgica)
17h30 – “Mais sapatos”, de Lee Kazimir (EUA)
19h – “Gomorra”, de Matteo Garrone (Itália)
21h30 – “Loki – Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle (Brasil)
23h50 – “Titãs, a vida até parece uma festa”, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves (Brasil)

CINESESC
14h - “Mais tarde você entenderá”, de Amos Gitai (França)
15h50 – “La Boheme”, de Robert Dornhelm (Áustria)
18h – “Fumando espero”, de Adriana Dutra (Brasil)
20h – “El regalo de la Pachamama”, de Toshifumi Matsushita (Bolívia/Japão)
22h – “Jodhaa Akbar”, de Ashutosh Gowariker (Índia)


Domingo (2)

CINEMATECA - SALA BNDES
14h – “Recurso intangível número 82”, de Emma Franz (Austrália)
15h50 – “Harrison Montgomery”, de Daniel Dávila (EUA)
17h50 – “Crianças da pira”, de Rajesh S. Jala (Índia)
19h20 – “Tulpan”, de Sergey Dvortsevoy (Alemanha/Suíça/Cazaquistão/Rússia/Polônia) 21h20 – “O estranho em mim”, de Emily Atef (Alemanha)

CINEMATECA - SALA PETROBRAS
14h – “The bluetooth virgin”, de Russell Brown (EUA)
15h40 – “Programa de curtas 7”
17h40 – “Programa de curtas 8”
19h50 – “Manda o diabo para o inferno”, de Gini Reticker (EUA)
21h20 – “Formidável”, de Dominique Standaert (Bélgica)

CINE BOMBRIL 1
14h – “O amigo”, de Micha Lewinsky (Suíça)
15h50 – “Sidney Poitier: Um estranho em Hollywood”, de Catherine Arnaud (França)
17h20 – “O'Horten”, de Bent Hamer (Noruega/Alemanha/França)
19h10 – “Sneakers – Entrando de sola na cultura urbana”, de Edson Soares (Brasil) + Curtas 21h20 – “Meu Winnipeg”, de Guy Maddin (Canadá) + Curta: “Pornô verde”, de Jody Shapiro, Isabella Rossellini

CINESESC
14h – “Three monkeys”, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)
16h10 – “Sob controle”, de Jennifer Lynch (EUA/Alemanha)
18h10 – “Verônica”, de Maurício Farias (Brasil)
20h – “Cry me a river”, comerciais de Bergman e making of de “Palermo shooting”
21h30 – “Cinzas do passado”, de Wong Kar Wai (Hong Kong)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Queridíssimo e belo mês de agosto


Fiz algo quase impensável para o público sedento de ver o maior número possível de filmes nesta Mostra: abri mão de assistir a um filme, perdendo o ingresso, para pensar mais detidamente sobre uma preciosidade vista hoje e prolongar o deleitamento. Ainda estou maravilhado com o "Aquele querido mês de agosto", de Miguel Gomes.

Metalinguagem não é nenhuma novidade no cinema. Mas com a maestria com que é realizada neste filme português, imagino que seja raridade.


O filme pode ser dividido em três partes distintas, que se revezam no decorrer das duas horas e meia de projeção: 1) Há um falso 'making off' que antecede a filmagem, onde se discute o argumento do filme a ser realizado, a busca por atores não profissionais, filmam-se depoimentos; 2) há um documentário, com a filmagem dos referidos depoimentos, com as histórias locais, "os causos"; 3) e, finalmente, o tal filme realizado.


Nas duas primeiras partes, que se intercalam, toda a equipe de filmagem, do diretor ao técnico de som, vira personagem da ação, inserindo-se assim no cotidiano do interior de Portugal. Aqui reside grande parte do bom humor do filme. Entre os depoimentos, vemos a busca dos atores não profissionais que integrarão o elenco do filme a ser realizado, entre eles a impressionante (e linda!) Sonia Bandeira e Fabio de Oliveira.


Trata-se de um filme extremamente musical, com ótimas imagens deliciosamente produzidas no interior de Portugal, o Portugal rural, das festas tradicionais, dos "bailaricos", das diversões populares como o "karaoke" e os bares, das procissões religiosas e de seus milagres, dos causos, das deliciosas músicas populares.


O filme parece nos dizer que a música está em todo os momentos (como depois reafirma o técnico de som do filme, em uma das passagens em que é também personagem), mesmo nos momentos mais triviais, como o simples passeio de um caminhão de bombeiros.


A música é, como se percebe, personagem importantíssimo no filme. Trilha muito bem escolhida e integrada com o enredo, tanto da parte documental quanto da parte ficcional, que retrata uma família de músicos em turnê pelas festas populares do interior de Portugal e o amor entre a vocalista e seu primo. Como diz a sinopse oficial da Mostra, "amor e música, portanto".
Ao final, já com os créditos subindo a tela, a cereja do bolo (mais uma!): "Tudo passa", de Nelson Ned, interpretada em uma máquina de karaoke!!
Já é um de meus favoritos deste ano, e já está programada a sessão extra nesta sexta-feira, dia 31, às 18horas, no Cine Bombril.
Para quem não viu, ótima oportunidade!
PS: para matar um pouco da curiosidade, acesse o youtube.

NINHO VAZIO


Em "Ninho Vazio", Daniel Burman prossegue retratando a família e suas arestas.

Ao contrário do enfoque dado em "Esperando o Messias" (2000), em "O Abraço Partido" (2004. Este eu não vi!) e em "As Leis de Família" (2006), o ponto de vista deixa de ser o dos filhos. Aqui, quem conduz a história é o pai de família (Oscar Martinez), dramaturgo de sucesso que, com a saída dos filhos de casa, se depara com rachaduras na relação com sua esposa (Cecilia Roth) e com o esgotamento do casamento. Ele se apaixona por uma jovem e bela dentista (Eugenia Capizzano) e ela tem um flerte com um antigo conhecido (Jean Pierre Nohor, atualmente "em cartaz" em uma novela brasileira).

A questão judaica também tem sua representação, a exemplo das películas anteriores: a filha do casal se casa com um judeu e vai embora para Israel.

Mas a grande novidade para um filme de Burman é a liberdade que o diretor se permitiu, com algumas licenças poéticas que a princípio podem soar estranhas (como as cenas de musicais vividas pelo protagonista - que odeia musicais - e a presença constante, quase paranormal, do médico neurologista que o aconselha). Ao final, porém, tais estranhezas se encaixam perfeitamente ao desfecho da história. Mais não digo para não estragar as reviravoltas trabalhadas no roteiro.

Bom filme, valorizado ainda mais com a excelente trilha sonora de Jorge Drexler.

Deve entrar em cartaz em janeiro, mas ainda sem data certa.

TERRA VERMELHA

O filme "TERRA VERMELHA", de Marco Bechis, foi o escolhido por Leon Cakoff para abrir a Mostra deste ano.
O filme até traz um certo frescor, uma novidade muito bem vinda a filmagens deste tipo. Ao retratar uma tribo indígena já envolta com a civilização no Pantanal sul-matogrossense, o diretor foge das obviedades. Internamente, os próprios indígenas já se confrontam com o choque de cultura. O suicídio de duas adolescentes da tribo é o estopim para que o líder indígena resolva deixar a reserva demarcada e ir atrás do que entende ser a sua terra original. Início dos conflitos com os brancos. Eis o ponto forte do filme, que, apesar de escorregar no maniqueísmo quanto à civilização branca, ainda assim não a condena totalmente (o homem em branco em questão é herdeiro das terras, "de sua família por décadas", e "trabalha para mantê-la produtiva", mas ao mesmo tempo imepede que os indígenas, em verdadeira penúria, mantenham a subsistência retirando o que precisam para tanto da floresta).
Perde-se a mão em um certo momento, e o filme "corre" em sua parte final, como que querendo resolver logo a questão. No geral, filme apenas interessante, com boas interpretações no núcleo indígena, o único de fato compensador de ser visto.
Nesta quarta, dia 29, haverá exibição no Cine Bombril 1, seguido de debate com o diretor e com os atores. Para quem se interessar no tema do filme (como discussão o filme é infinitamente melhor do que como "cinema"), boa chance para se discutir.
Estréia prevista no circuito comercial dia 07 de novembro.

DOCUMENTÁRIO ENCANTADO


Muito bom, de fato encantador, o filme "PALAVRA ENCANTADA", de Helena Solberg, sobre a relação entre poesia e música.

Entre os depoentes, Adriana Calcanhoto, Maria Bethânia (declamando Fernando Pessoa), Arnaldo Antunes, Zé Celso, Tom Zé, Chico Buarque ("Não tenho pretensão de ser chamado de poeta. Não sou poeta"), entre outros. Evidente que, pelo tema, não poderiam estar ausentes Luiz Tatit e José Miguel Wisnick, ambos mestres-cantores da Faculdade de Letras da USP. Luiz Tatit, livre docente com vários trabalhos publicados sobre o tema, dá verdadeira aula, muito interessante por sinal!

Quem abre o documentário é Adriana Calcanhoto, declamando uma canção medieval. Chico relembra a história da trilha para a peça "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto, que, por sinal, odiava música. E o filme prossegue. Os pontos fortes são os debates sobre se letra de música pode ou não ser considerada poesia. Outro ponto é a utilização da música popular (Rap, inclusive) como veículo para despertar interesse pela literatura. É o que fazem Lirinha e Ferréz.

Recheado de entrevistas interessantíssimas, não é surpresa que o trabalho tenha ficado excelente. Com tantos entrevistados, imagino a quantidade de material que ficou de fora do corte final. Ótima montagem. Merecido o prêmio de melhor direçao de documentário no Festival do Rio deste ano. O filme é a própria poesia com música! Trata do tema de forma deliciosamente leve, evitando com sucesso um academicismo que condenaria o assunto à chatice!

Para quem não viu, é torcer para estar na semana extra ou para estrear logo no circuito comercial!

Nina em dobro!

Uma pausa na Mostra de Cinema. Ou para curtir após os filmes do dia!

Nesta quarta-feira, dia 29, tem Nina Becker em dose dupla no Studio SP!!!
Às 21 horas ela sobe ao palco da casa no Projeto Cedo & Sentado. De graça!
Mais tarde, por volta da Meia Noite, ela volta acompanhada da sensacional banda Do Amor! E com discotecagem de Tatá Aeroplano!
Imperdível!!!
PS: a respeito da "Do Amor", ver meus comentários na "Jornada Agostina".


terça-feira, 28 de outubro de 2008

SINCEROS AGRADECIMENTOS

O blog atingiu a incrivel marca de 100 visitas em apenas 20 dias de existência!

Agradeço a todos os visitantes deste espaço nas pessoas dos maiores freqüentadores não anônimos: srta. Greice e senhores Rogério Tahira e Adilson Thieghi!

Sem a visita de todos vocês não haveria razão para escrever!

E a luta continua!!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CINEMA SILENCIOSO




Outro evento especial da Mostra.


Ontem fui conferir a exibição de "O Homem que ri", filme silencioso (como diria o José Simão, tucanaram o cinema mudo) de 1928. O personagem principal foi a inspiração do 'layout' do Coringa do Batman.

Mas a grande atração não era bem o filme, mas a execução ao vivo da trilha sonora pela orquestra "Octuor de France". Exibição magnífica. A história é muitíssimo boa (baseada em romance de Victor Hugo), mas o filme é ainda melhor com a execuçao ao vivo!

Hoje tem novamente "Octuor de France", agora fazendo a trilha de "Poil de Carotte". Vale a pena conferir!

No Cinesesc, 21h10.

domingo, 26 de outubro de 2008

TRUFFAUT








Um dos programas dos mais interessantes dentro da Mostra é a seleção paralela "Carta Branca a Win Wenders". Dentre as obras selecionadas pelo diretor alemão, pude conferir os dois de François Truffaut: "O Garoto Selvagem" e "A Sereia do Mississipi". Desnecessário analisar a fundo aqui a obra de Truffaut. Apenas alguns comentários pessoais (e, portanto, passíveis de engano de um quase leigo).

O que me chamou atenção em ambos foi a temática secundária do "reformatório", da "orfandade". Em "A sereia...", Catherine Deneuve (deslumbrantemente linda, por sinal) é uma prostituta, ex-interna de um orfanato, que se passa por outra mulher para roubar a fortuna de um industrial. Já em "O garoto selvagem", o próprio Truffaut encarna o médico Dr. Itard, responsável pela educação de um garoto encontrado na selva após um abandono de quatro anos e com dificuldades de adaptação social. Vale lembrar que o próprio Truffaut passou por reformatórios e já esteve preso antes de sua carreira no cinema.
"O Garoto Selvagem" é baseado em uma história real, ocorrida na França do Século XVIII, coincidindo com o surgimento das teorias de Rousseau sobre o "homem moral" (o homem nasce bom, a sociedade o corrompe). Não por acaso, o filme é dedicado a Jean Renoir, herdando deste cineasta o ponto de vista humanístico.

Uma outra observação, apenas e tão somente a título de curiosidade: assisti a "A Sereia do Mississipi" logo após ver "Queime depois de ler". Curiosamente, ambos têm, coincidentemente, exatamente a mesma abertura, apenas diferenciando na tecnologia utilizada. Em ambos a câmera, distante da Terra, se aproxima do globo terrestre até fechar no local em que se desenvolverá a ação. Enquanto no filme dos Cohen é utlizado o Google Earth ou algum outro programa similar, no de Truffaut um mapa político mostra onde se dará o enredo. Em ambos há também a temática do namoro por correspondência, sendo que no filme americano a Internet já está presente.
Provavelmente esses filmes não serão reprisados na semana extra. Mas vale a pena anotar a dica de Mr. Wenders e assistí-los em outra oportunidade.

sábado, 25 de outubro de 2008

A FRONTEIRA DO ALVORADA, de Philippe Garrel (LA FRONTIERE DE L'AUBE/França/2008)


Este novo filme de Philippe Garrel é de difícil assimilação, tendo sido inclusive vaiado em sua exibição em Cannes deste ano.
Mas um belo filme, apesar de muito inferior a seu filme anterior ("Amantes Constantes").
A fotografia, em P&B, é deslumbrante! Por outro lado, algo que chama a atenção, como bem lembrado pelo amigo Rogério Tahira, é a incômoda repetição do "personagem" vivido por Louis Garrel, filho do diretor. Em três filmes que tive a oportunidade de vê-lo em ação ("Amantes Constantes", "Em Paris" e neste "Fronteira..."), a atuação é, de fato, idêntica.
Também um tanto estranha a questão sobrenatural abordada no filme. Estranha a princípio, mas após passado o tempo da já citada "difícil assimilação", até que é bem vinda, se encaixando sem sobras no roteiro.
Indo preparado para as tais estranhezas, vale a pena conferir. Será exibido mais duas vezes na Mostra, nos dias 26 e 28.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"CAFÉ DOS MAESTROS" ("Cafe de los maestros", de Miguel Cohan/ARG 2008)



Este filme bem que poderia se chamar "Buenos Aires Social Club", dada a proximidade com o documentário cubano de Win Wenders. Proximidade não apenas no tema (documenta o reencontro, em um show no teatro Colón, em Buenos Aires, de grandes mestres do Tango), mas em vários outros aspectos também. A fotografia do show de encerramento do filme é muito semelhante ao de Buena Vista, inclusive. Mas lógico que, evidentemente, o filme argentino está muito, mas muito aquém do cubano.

O filme tem um início bem "arrastado", "devagar". Em alguns momentos lembra mais um "extra" de DVD do show, o que é péssimo para um documentário. Mas desencanta do meio para o fim, valendo como uma boa homenagem ao tango.

Os depoimentos dos grandes do Tango são bons. Sempre com simplicidade, o cotidiano de Buenos Aires e de seus milongueiros é mostrado no decorrer do documentário. A origem de seus maestros, o carinho com a música, o trabalho do arranjador. Tudo detalhado de forma bastante reverencial.
Não se trata de um filme da dança tango, mas da música. Por outro lado, a única sequência em que a dança é destaque, filmada em um coreto, é um dos momentos mais belos do filme.
Em outra passagem, a câmera é postada de forma fixa, apenas fotografando um ou outro ângulo das ruas portenhas. Nesse ponto lembra bastante o nosso "Mistério do Samba" (mas também está aquém), assim como no trecho em que os músicos aparecem montando seus instrumentos, personagens importantes do filme.
Produção impecável, cabendo frisar que Walter Salles é um dos co-produtores da película. Filme para se escutar, sem dúvida. A última montagem, já durante o show no Colon, é uma das que mais valorizam o filme. Nesse ponto insere-se na execução de uma única canção trechos filmados no teatro e durante os ensaios e gravaçoes do disco. Não gostei, por outro lado, dos cortes que a antecederam. Não mostrando as canções por inteiro, cortando abruptamente os intérpretes, lembrava mais um trailler.
Outro ponto um tanto falho foi não ter se aprofundado nas histórias pessoais dos Maestros. (até por impossibilidade, dado o número de participantes do tal show). Um documentário específico sobre alguns deles, como Horacio Salgán, seria mais interessante.
Ainda comparando, um senhor ao meu lado me disse, ao final do filme, ser a segunda sessão que via. Embora eu tenha gostado, não chegaria a tanto. Nesse ponto, nosso "O Mistério do Samba" é infinitamente mais interessante.
Mas no geral, vale conferir. O filme será exibido mais uma vez durante a Mostra, no dia 29 no IG Cine, 20:40.
Deve estar também na semana dos melhores e talvez entre em cartaz no circuito comercial. Talvez.
PS: ainda sobre tango, vale a pena dar uma xeretada no site Todotango, que me foi indicado pelo casal Renata e Vinícius. Vinícius é músico da Orquestra "de Puro Guapos" que, como ocorre todo último domingo de cada mês, estará se apresentando neste dia 26 no Café Piu Piu. Um ótimo programa, com toda certeza!

A escolha

Quem mergulha de cabeça na Mostra, respirando cinema todos os dias nessas semanas, acaba por vezes se deparando com escolhas difíceis de serem tomadas. Pegar ingresso para "este" filme, que ta todo mundo falando bem, ou se arriscar vendo "aquele", de um país desconhecido e que certamente não entrará em cartaz depois??
Ver o filme X em sua última sessao na Mostra, ou entrar no Z, que também não sera exibido novaente?
Escolhas rotineiras para os cinéfilos da cidade. Mas a grande decisão ainda não amadureceu para mim. Por sorte ainda terei alguns dias para me decidir: ir ao show de encerramento no SESC Pinheiros, com a simpaticíssima Maria de Medeiros (a vi dia desses em uma das sessões!) interpretando compositores brasileiros, ou ir ao filme de encerramento, "CHE". O filme, quando estrear, será dividido em duas partes, a serem lançadas em datas diferentes no proximo semestre. Ademais, além dessa chance de vê-lo em uma unica sessao, por inteiro, a exibição contará com a presença de Benício del Toro na sessão!!!!!!
Em qual você iria? Ao show ou ao filme? Vou pôr uma enquete no blog!
PS: os clips da moça em seu site de divulgação não me empolgaram muito, mas ainda sim fico em dúvida dada a oportunidade única (além da cerimônia de encerramento e de premiação)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"QUEIME DEPOIS DE LER"



Eis meu filme de estréia na Mostra (visto dia 20), após perder o fim de semana passado. E não poderia começar melhor, com essa ótima tragicomédia dos irmãos Coen, que foram ao campo oposto ao experimentado em seu filme anterior, o ganhador do Oscar "Onde os fracos não têm vez".

"Queime depois de ler" é uma excelente comédia, diga-se. Frisando o tempo todo a derrocada do "sonho americano" (representado pelos personagens imbecis, sejam eles representantes do Governo - CIA-, seja do povo, em suas diversas profissões), o filme acompanha a vida de alguns americanos fracassados que, com suas trapalhadas e erros, provocam uma série de tragédias. Sim, a exemplo de "Onde os fracos...", neste filme também se vê sangue. Mas aqui o foco é o humor negro, sempre muito bem conduzido pela dupla de diretores.

Curioso notar como são retratadas as profissões no filme, sobrando alfinetadas para todas elas: o advogado "esperto", o cirurgião plástico "milagreiro", o personal trainer idiotizado (excelente caricatura vivida por Brad Pitt), o ex-padre ortodoxo, etc. Tilda Swinton aparece no começo do filme sem que seja revelada sua profissão. Seu jeito duro e "decidido" conduz a se concluir tratar-se de uma poderosa executiva, ou algo do gênero. E são os personagens de fato o ponto alto do filme, ainda que muitos deles caricaturizados. John Malkovich (a melhor interpretação, no papel do agente da CIA afastado), George Clooney, Brad Pitt, Frances Mcdormand e Tilda Swinton estão em impecáveis interpretações. Com certeza, mais algumas indicações ao Oscar para os irmãos Coen.

Para quem ainda deseja ver o filme na Mostra, haverá uma última sessão nesta sexta, dia 24, no Cinesesc, às 22:50. Se perder, é torcer para estar na semana de repescagem (grande chance de estar) ou aguardar até que se entre em cartaz no circuito comercial, ainda sem data.


Finalmente

Finalmente consigo um tempo para escrever algo pretensamente mais sério.
E também deixarei de dar os destaques diários. Toma muito tempo e chega a ser mesmo desnecessário. Segue o texto.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ouvindo os mestres!

Diariamente na sala 4 do Espaço Unibanco, às 11horas, ocorre um debate com alguns renomados profissionais do cinema, que contam à platéia quais filmes marcaram suas vidas e carreiras.

Hoje (infelizmente eu perdi!), foi com o Carlão Reichenbach ("Alma Corsária", "Falsa loira")

Veja a programação completa aqui.

Destaques dos dias 21 e 22

Alguns destaques para hoje e amanhã:

DIA 21
- "ALVORADA EM SUNSET", de Jeff McGary
- "SOB CONTROLE", de Jennifer Lynch (filha de David Lynch)
- "TONY MANERO", de Pablo Larraín (candidato do Chile ao OSCAR 2009)
- "A CANÇÃO DOS PARDAIS", de Majid Majidi
- "MOSCOU, BÉLGICA", de Christophe van Rompaey
- "PALAVRA ENCANTADA", de Helena Solberg (documentário sobre a intersecção entre música e poesia)
- "PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO, de Errol Morris (documentário sobre as fotografias polêmicas feitas na base militar de Guantanamo)
- "A ROTINA TEM SEU ENCANTO" do Mestre Yasujiro Ozu
- "NINHO VAZIO", de Daniel Burman (mesmo diretor de "Leis de Família")
- "ROCKNROLLA - A GRANDE ROUBADA", de Guy Ritchie
- "A FLORESTA DOS LAMENTOS", de Naomi Kawase
- "TERRA VERMELHA", de Marco Bechis
- "CONTRATEMPO", de Malu Mader e Mini Kerti (documentário sobre a música erudita em comunidades carentes)
- "PALERMO SHOOTING", de Wim Wenders (o filme será seguido de debate com o diretor, que veio ao Brasil convidado a montar a mostra paralela "Carta Branca a Win Wenders")
- "AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO", de Miguel Gomes (filme português que foi muitíssimo bem recebido pela crítica especializada no Festival do Rio deste ano)
- "NO LIMIAR DA VIDA", de Ingmar Bergman (retrospectiva Bergman)
- "FELIZ NATAL", de Selton Mello (originou polêmica entre o diretor e o ator Pedro Cardoso)
- "PERRO COME PERRO", de Carlos Moreno (candidato colombiano ao OSCAR 2009
- "SINÉDOQUE, NOVA IORQUE", de Charlie Kaufman (com Philip Seymour Hoffman, é a estréia na direção do roteirista de "Brilho eterno de uma mente sem lembranças")
- "A ERVA DO RATO", de Julio Bressane
- "ADORAÇÃO", de Atom Egoyan

DIA 22
- "A ROTINA TEM SEU ENCANTO"de Yasujiro Ozu
- "BODE REI, CABRA RAINHA", de Helena Tassara
- "A ERVA DO RATO", de Julio Bressane
- "QUANDO AS MULHERES ESPERAM", de Ingmar Bergman
- "AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO", de Miguel Gomes
- "PALERMO SHOOTING", de Wim Wenders
- "RUMO À ALEGRIA", de Ingmar Bergman
- "A PAIXÃO DE ANNA", de Ingmar Bergman
- "INVISÍVEIS", de Isabel Coixet, Wim Wenders, Fernando Léon de Aranoa, Mariano Barroso, Javier Corcuera
- "24 CITY", de Jia Zhang-ke
- "NINHO VAZIO", de Daniel Burman

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

errata

corrigindo um equívoco:

Em uma das postagens anteriores eu disse que o primeiro longa de Malu Mader ("CONTRATEMPO") não estaria na Mostra. Apenas para corrigir, e para quem tenha interesse (particularmente não me chamou muito a atenção; o filme passou pelo RJ sem que ninguem tenha comentado), ele terá 3 sessões nessa mostra.
Também estará na Mostra o filme dos Titãs.
culpa da lista que eu vi, que provavemlente nao estava completa!
sorry!

Destaques do dia 20/10

Voltei. E, como sempre, atrasado nas postagens. E dessa vez não apenas nas postagens. Ainda não selecionei quais filmes checar na semana. E como a Mostra é uma verdadeira maratona, cá eu aqui correndo como um chapeleiro maluco.

Mas não poderia vos deixar, assíduos leitores, sem meus destaques para essa segunda feira de Mostra. Sem vocês dois (!?!?!?!) esse blog já teria afundado! Brincadeiras a parte, meus destaques (para ver sala e horário de exibição, além da ficha completa dos filmes, é só acessar os respectivos links):

- "SENTIDOS À FLOR DA PELE", de Evaldo Mocarzel: documentário sobre mercado de trabalho para deficientes visuais;
- "COMO FESTEJEI O FIM DO MUNDO", de Catalin Mitulesco: destaque da 31ª Mostra, o filme romeno integra a mostra paralela "Carta Branca a Win Wenders", na qual o diretor alemão escolheu livremente a programação;
- "QUEIME DEPOIS DE LER", dos ganhadores do OSCAR 2008 Joel e Ethan Coen;
- "FELIZ NATAL", de Selton Mello: primeiro longa do ator, esteve em destaque na mídia especializada após a celeuma causada pelo manifesto contra a nudez promovida pelo também global Pedro Cardoso. Com trilha de Plínio Profeta.
- "A SEREIA DO MISSISSIPI", de François Truffaut: outro escolhido por Win Wenders. Com Catherine Deneuve;
- "PRISÃO", "A HORA DO LOBO", "SEDE DE PAIXÕES", "VERGONHA" e "NO LIMIAR DA VIDA", todos da retrospectiva de Ingmar Bergman;
- "SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA", de pedro Cezar; documentário sobre o poeta Manoel de Barros;
- "NASCIDO E CRIADO", integrante da apresentação especial dos filmes de Pablo Trapero;
- "RINHA", primeira "grande produção" de Marcelo Galvão, ganhador do prêmio do público na Mostra de 2005 pelo seu filme de estréia, "QUARTA B";
- "OS PRIMEIROS ANOS DE WIN WENDERS", de Marcel Wehn: documentário sobre o diretor alemão, antes de sua ida aos EUA;
- "CAFÉ DOS MAESTROS", de Miguel Cohan: documentário sobre o tango;
- "O PEQUENO SOLDADO", de Jean-Luc Godard: outro da carta branca a Win Wenders;
- "LEONERA", de Pablo Trapero;
- "BYE BYE BLACKBIRD", de Robinson Savary: também escolhido por Win Wenders;
- "NÃO ESTOU LÁ", de Todd Haynes: excelente filme exibido na Mostra do ano passado, sobre Bob Dylan e suas inúmeras facetas;
- "PALAVRA ENCANTADA", de Helena Solberg: documentário sobre a relação entre a literatura e a música. Entre os entrevistados estão Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Black Alien, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, Zé Celso, José Miguel Wisnik, Lenine, Lirinha, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo Cesar Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan;
- "O GAROTO SELVAGEM", de François Truffaut: também da "carta branca a Win Wenders";
- "ÚLTIMA PARADA 174", de Bruno Barreto: concorrente brasileiro ao OSCAR 2009;
- "O SILÊNCIO DE LORNA", de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne;
- "ROCKNROLLA - A GRANDE ROUBADA", de Guy Ritchie;
- "NINHO VAZIO", de Daniel Burman;
- "INVISÍVEIS": série de curtas dirigidos por Isabel Coixet, Wim Wenders, Fernando Léon de Aranoa, Mariano Barroso e Javier Corcuera sobre "povos invisíveis" ao resto do mundo.
- "A FRONTEIRA DA ALVORADA", de Philippe Garrel.

Ufa! Escolham os seus! Os meus são, por critério sala/horário/interesse: "QUEIME DEPOIS DE LER", "A SEREIA DO MISSISSIPI"; "CAFÉ DOS MAESTROS", "O GAROTO SELVAGEM" e "A FRONTEIRA DO ALVORADA".
Inté!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ein Prosit

Ausentarei-me por alguns dias. Sem publicações, portanto.
Se o motivo é a Mostra? Não. Ao contrário. Estarei no interior catarinense até domingo!
Retornarei com pilha renovada para, aí sim, mergulhar de cabeça no mundo cinéfilo.

Ein Prosit!!!!

Mallu Magalhães

Sem muito tempo ultimamente pra escrever de verdade, prossigo apenas indicando textos alheios e postando dicas de programas aos quais pretendo também estar presente.

Por ora, apenas uma observação.

Na Bravo! deste mês, excelente matéria sobre a rápida trajetória de Mallu Magalhães.
Seu sucesso repentino se justifica pela qualidade de seu som. Até "reencarnação de John Lennon" já ouvi a respeito da guria! E nem se alegue que é apenas por ter como melhor amigo um neto do Boni (e que se autointitula um "facilitador", mas não mais que isso).

A carismática geniazinha tem, de fato, muito talento!!

JONAS SÁ

IMPERDÍVEL!!!
Hoje, Jonas Sá no Studio SP!
E de graça!!!!!!!!!!!!!!!!

Simbora pra lá!

"ouva" no myspace!


terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pré-maratona cinéfila - complementação

Complementando a postagem sobre os filmes da Mostra.

Os documentários que estiveram no Festival do Rio e ficaram de fora da Mostra deste ano são:

- "O Homem que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira ("Cartola, música para os olhos"): Registro da batalha da filha de Humberto Teixeira, parceiro de inúmeras obras com Luiz Gonzaga e compositor de "Asa Branca", pela preservaçao e divulgação da obra de seu pai;

- "Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal", de Marco Abujamra e Joel Pimentel;

- "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei", de Cláudio Manoel , Micael Langer e Calvito Leal: a vida do cantor Wilson Simonal, lembrado pela polêmica em torno de sua suposta atuação em prol da ditadura militar;

- "Cantoras do Rádio", de Gil Baroni e Marcos Avellar: sobre as divas da era do rádio

Também têm algum interesse, mas também ficaram de fora:

- "Contratempo", estréia na direção de Malu Mader: sobre o impacto da música erudita na vida de jovens cariocas da periferia;

- "Titãs - A vida até parece uma festa", de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves: história da banda em imagens.

TV PAGA

Para os que têm oportunidade, e já em clima de Mostra, passa hoje no Telecine Premium o longa "Crimes de autor" (França/2007), do francês Claude Lelouch, que teve retrospectiva especial na Mostra do ano passado.
A conferir!

Crimes de Autor - Telecine Premium, 14/10/2008, às 23h55
Elenco:
Dominique Pinon, Fanny Ardant, Audrey Dana, Myriam Boyer, Zinedine Soualem, Boris Ventura, Marc Rioufol, Arlette Gordon, Cyrille Eldin
Direção: Claude Lelouch
Ano: 2007
País: França
Nome Original: Roman De Gare
Classificação: Maiores de 16 anos
Sinopse: Uma escritora popular está em busca de personagens para seu próximo livro, tendo seu destino afetado por uma cabeleireira que resolveu mudar de vida, e um serial killer em fuga.
Duração: 115 minutos

Pré-maratona cinéfila

A correria já começou para os "viciados" na Mostra, com a seleção do que se asssitir nas 3 semanas de filmes (já considerando a "repescagem", com os melhores segundo votação do público).

Infelizmente para este blog, dos 8 documentários sobre música que estiveram nas telas do Festival do Rio no começo do mês (afinal a descriçao deste blog é "Música, cinema e o que mais couber"!), apenas dois estarão em cartaz por aqui: "Loki - Arnaldo Batista", sobre o ex-Mutante, e "Palavra (en)Cantada", sobre a intersecção entre música popular e poesia. Mas entre os 454 filmes, de 75 países, pode ser que haja algum outro que este blog ainda não tenha se apercebido.

De um apanhado geral do primeiro dia de Mostra, no dia 17/10, meus destaques são:

- Vergonha, de Ingmar Bergman, na Cinemateca sala BNDES, às 14:00
- Os Primeiros Anos de Win Wenders, documentário sobre o cineasta antes de sua ida para os EUA, no CINESESC às 15:20
- Longe Dela, de Sarah Poley, no Bombril às 16:00
- O Silêncio de Lorna, dos irmãos Dardene, no Frei Caneca 2 às 17:30
- Queime Depois de Ler, dos diretores ganhadores do último Oscar, os irmãos Joel Coen e Ethan Coen, contando ainda no elenco com George Clooney, Brad Pitt, John Malkovich e Tilda Swinton; no Frei Caneca Artplex 1, às 17:50
- Sob Controle, da estreante Jennifer Lynch (filha de David Lynch), na Cinemateca BNDES às 20:30
- Sentidos a Flor da Pele, documentário sobre deficientes visuais de Evaldo Mocarzel, no Frei Caneca Artplex 4 às 20:50
- Loki - Arnaldo Batista, documentário sobre o músico dos Mutantes, de Paulo Henrique Fontenelle, no CINESESC às 21:20
- Bode Rei, Cabra Rainha, de Helena Tassara, com música de Fabio Tagliaferri e Paulo Tatit, no Unibanco Augusta 4, às 22:00
- Rebobine por favor, de Michel Gondry, com Jack Black, Danny Glover, Mia Farrow, Sigourney Weaver e outros no elenco; às 22:00 no Reserva Cultural 1
- Rocknrolla - A Grande Roubada, de Guy Ritchie, no Bombril 1 às 22:20
- Adoração, de Atom Egoyan, no Unibanco Augusta 3 às 22:40

Acho que por essa amostragem do 1º dia já dá pra ter uma idéia do tamanho da encrenca!
Os vejo em alguma sala da cidade por esses dias!

Queen + Paul Rodgers


Em se tratando de São Paulo, bem provável que seja tarde demais, mas não custa citar por aqui.

Desde o dia 03/10 a bilheteria do Via Funchal pôs à venda ingressos para o show da nova formação do Queen, com Paul Rodgers no vocal. O cara nem se compara a Freddie Mercury, mas tá valendo. Brian May e Roger Taylor, evidentemente, já não têm a mesma energia de antes, mas, ainda assim (e nem seria necessário dizer), melhor do que ter que assistir a shows de covers da extinta e recém ressuscitada banda.

Embora bastante salgado o preço (quase proibitivo, como sempre!), o blog estará por lá pra conferir (se ainda houver ingressos disponíveis, evidentemente. Se bem que, por esses preços, talvez se consiga ingressos até no dia do show! Em todo caso, convém não arriscar).

Eis os dados da bagaça (os preços indicados são de entrada inteira; meia entrada somente na bilheteria):

Queen + Paul Rodgers
26 e 27 de novembro, no Via Funchal
22h00
Pista VIP em pé R$ 800,00
Pista R$ 270,00
Mezanino R$ 350,00
Camarote R$ 900,00


Alguns vídeos da nova turnê no youtube:

We Are the Champions:
http://www.youtube.com/watch?v=JWHX5ymYOpg&feature=related

A kind of Magic:
http://www.youtube.com/watch?v=QZ8qHUggtTI&feature=related

We will rock you:
http://www.youtube.com/watch?v=He4ZMZXP-FE&feature=related

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Machado

Quase no fim a exposição "Mas este capítulo não é sério", sobre Machado de Assis, no Museu da Língua Portuguesa. Mas ainda dá tempo. Em cartaz até o dia 26/10.

'Bora lá!

Studio SP

Destaques desta semana no Studio SP:


Dia 16/10: Cérebro Eletrônico. Apresentação do novo disco "Pareço moderno".


(confira também a apresentação da banda no "Musica de bolso").














Dia 17/10: Vanguart.

Radicados em São Paulo, os músicos de Mato Grosso continuam lotando a casa para apresentar seu folk rock nacional!

(A banda também gravou uma inusitada participação no Música de bolso)

SESC em outubro

Desnecessário mais uma vez elogiar a sempre ótima programação da rede Sesc São Paulo.
Em outubro não poderia deixar de ser diferente. Porém em outubro também é mês da Mostra de Cinema, e aí a concorrência fica desleal. Ao menos para este blog, cuja idealização surgiu justamente das "viagens" pós filmes em anos anteriores. Por outro lado, algumas "pausas" na programação cinéfila são sempre bem vindas e salutares.

Nesse embalo é que vale destacar, dentro do vasto cardápio desse banquete que é o SESC:

No SESC Vila Mariana, Ed Motta fará show de lançamento de seu novo CD, "Chapter 9", de 18 a 20/10 . Neste novo trabalho, Ed deixa de lado o soul e os flertes jazzísticos para priorizar o Rock!!! Todas as faixas foram gravadas em inglês e o artista, em todas elas, toca todos os instrumentos. Vale a pena conferir (se ainda houver ingresso a venda)!

Pra quem não viu (meu caso), a peça "Senhora dos afogados", de Nelson Rodrigues com direção de Antunes Filho, terá reestréia de 24 a 30/10, agora no SESC Santana . Imperdível essa segunda chance para ver a montagem com o Grupo Macunaíma e o Centro de Pesquisa Teatral do SESC, coordenado por Antunes.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Em tempo...

Hoje tem também Banda Glória, no Aldeia Turiassú!!
Sempre uma excelente pedida!!!!!!!!
Transcrevo "carta" enviada por Fred, da banda:

"Respeitável público,

decepcionados com as votações obtidas no último domingo, vários candidatos a vereador se reuniram em uma renomada clínica psiquiátrica em Nhandeara, de modo a estabelecer uma estratégia comum destinada a aplastar os efeitos avassaladores da depressão pós-eleitoral.

Liderados por Betão do Lava-Rápido, os frustrados candidatos Sandrona, Toninho da Farmácia, Aparecido da Madeireira, Batatinha, Cidinho do Bar, Corró, Ceará do Auto-Elétrico, Pancinha e o indefectível Sebastião do Divino Pinto chegaram a uma única conclusão: apenas a Banda Glória poderia devolver a alegria às suas destroçadas vidas. Betão chegou a nos propor permuta com o Lava-Rápido (2 lavagens completas = 1 convite VIP), mas recusamos a oferta. Caso aceitássemos a proposta, a mesma deveria ser estendida à madeireira de Aparecido, ao bar de Cidinho, à farmácia de Toninho, ao auto-elétrico de Ceará e ao sobrenome de Sebastião, o que nos colocaria, convenhamos, em posição embaraçosa. Todos, entretanto, estarão presentes no próximo show da Banda Glória, sexta-feira, dia 10 de outubro, nos salões suntuosos da Aldeia Turiassu. Com a Banda Glória é assim: uns extravasam sua alegria, outros esquecem suas tristezas ...

Salut,

Fred."

Para o fim de semana

HOJE tem "Noitão" no HSBC Belas Artes, com programação voltada a sucessos da Mostra de Cinema de anos anteriores. Este blog destaca entre as exibições os ótimos "Família Rodante" (Argentina, 2004), de Pablo Trapero, e "Segunda Feira ao Sol" (Espanha,2002), de Fernando Léon de Aranoa, este com excelente atuação de Javier Bardém (kikito em Gramado e Goya como melhor ator). Outros destaques (mas não conferidos pelo blog) são "O Sabor da Melancia" (Taiwan, 2005), de Tsai Ming-liang, "Amores Expressos" (Hong Kong, 1995), de Wong kar Wai. Preenchem ainda a noitada: "Luzes na Escuridão"(Finlândia, 2006), de Aki Kaurismäki e "Estação Doçura" (Alemanha, 1985). A partir das 24h, com sorteio de DVDs e CDs, e valendo um café da manhã para os sobreviventes!

Também no Belas Artes, a programação do Cineclube, de hoje até o dia 06.11, traz obras de Jean Renoir e de Luis Buñuel. Nesta primeira semana o filme em cartaz é "A Grande Ilusão" (1937), de Jean Renoir. Vale a pena consultar a programação completa no link .

Também nas telas, hoje e amanhã no Sesc Vila Mariana e a partir de segunda-feira no Cinesesc, vale a pena conferir a retrospectiva do cineasta e artista plástico Cao Guimarães (o site do sujeito é muito bem feitinho!). Destaque para: 1) "Acidente" (2001), poema visual com nomes de cidades mineiras entremeado por "acidentes" que ocorrem diante das câmeras; 2) "A Alma do Osso" (2004), sobre a história de um eremita que vive há mais de 40 anos em cavernas no interior de Minas Gerais; 3) "O Andarilho" (2007), documentário que acompanha 3 solitários andarilhos em seus trajetórias distintas, examinando a relação entre caminhar e pensar (!!!!!!); e 4) "Fim do fim" (2000), documentário sobre o desaparecimento de algumas profissões, como tocador de sinos, parteira, lanterninha, entre outras. Vale conferir também a exibição de seus curtas.
A programação completa da retrospectiva pode ser conferida nos sites do Sesc Vila Mariana e do Cinesesc .

Nos palcos, tem estréia hoje, no Teatro João Caetano (R. Borges Lagoa, 650), a peça "Começar a terminar", compilação de textos de Samuel Beckett, protagonizado e dirigido por Antonio Abujamra e encenado pela Cia. Anjos Pornográficos. Em cartaz até o dia 23/11, a peça terá exibiçao gratuita neste fim de semana.

Não custa lembrar, mais uma vez, que amanhã tem início a venda de pacotes promocionais e credenciais para a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

MOSTRA DE CINEMA - Ingressos a venda a partir deste sábado

Os cinéfilos de plantão já podem se preparar para gastar uma grana extra se quiserem garantir, a partir deste sábado, algum pacote promocional de ingressos para a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de 17 a 30 de outubro (além da semana dos melhores, logo na sequência). Em alguns casos, porém, somente quem se dispuser a madrugar na fila de sábado conseguirá sua credencial. É o caso dos pacotes promocionais de 20 e de 40 ingressos, os mais procurados.

A bilheteria será aberta às 10 horas deste sábado, dia 11, no tradicional ponto da Central da Mostra, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073).

Eis os preços deste ano:

PERMANENTES E PACOTES PROMOCIONAIS
Permanente Integral R$ 390,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto) R$ 331,50
Permanente Especial R$ 90,00 (válida para sessões de 2ª a 5ª feira iniciadas até 17h55)
Permanente Especial Folha (15% de desconto) R$ 76,50
Pacote de 20 ingressos R$ 165,00
Pacote de 40 ingressos R$ 285,00

INGRESSOS INDIVIDUAIS
De Segunda a Quinta:
Inteira - R$ 14,00 Meia - R$ 7,00

Sextas, Sábados e Domingos:
Inteira - R$ 18,00 Meia R$ 9,00
PS: o cartaz da Mostra deste ano (imagem no início desta postagem) é assinado pela Tomie Othake

ABRINDO O BALAIO!

Sim, eu voltei!
Voltei e suplicante vos peço a minha nova "inscrição"!

E já começo em dívida, é verdade, por conta das ainda não publicadas resenhas prometidas no blog anterior!

Por outro lado, por aqui a cousa tende a ser mais "leve" e, portanto, deverá haver uma constância maior de textos (ao menos assim espero). Pretendo (outra promessa?!?!?) inserir ao menos um texto por semana, quiçá dois ou três (?!?!?!). A proposta é compartilhar novidades na agenda de sampa e, ora ou outra, dar meus pitacos sobre algum CD, um show ou mesmo a respeito de algum filme em cartaz nas salas de cinema da cidade.

Somente o tempo julgará meu tino para a cousa.
Apenas com o decorrer dos dias haverá maior certeza de se estar sendo lido ou não (certeza nunca plena, pois escrever é um dos atos mais solitários, isso sim com toda certeza).
Muito importante, portanto, é a participação de todos, com suas opiniões (vossos "pitacos") qualquer que seja a natureza da manifestação a ser deixada no "balaio".

Espero que todos curtam vasculhar esse balaio. Este e os outros blogs e sites "do balaio" indicados, muito interessantes (ao menos para mim) das mais diversas áreas (cinema, música, humor, HQ, gastronomia e demais generalidades).

Após essa pequena, mas sincera, "carta de intenções", declaro aberto o Balaio Baio.

Visitem-nos sempre e divirtam-se!