quinta-feira, 2 de abril de 2009

Clipes do Balaio # 20 - Maurice Jarre e "Chaiyya Chaiyya"

O que seria do cinema sem a música?
Desde o cinema mudo a canção tem uma função primordial na telona. Evidentemente esta função mudou muito de lá pra cá e até mesmo o silêncio, a ausência total de músicas, ganhou importância em muitos filmes autorais.
De qualquer forma, inconcebível pensar em cinema totalmente dissociado da música. Há diversos compositores que fizeram sua fama graças à arte das telonas, onde puderam mostrar todo o talento criativo casando perfeitamente seus acordes com os roteiros e a fotografia de outros grandes mestres.

Pois bem, esta introdução se fez necessária para que eu pudesse falar de Maurice Jarre, falecido na segunda feira passada, aos 84 anos.
Maurice foi compositor, em cinco décadas de trabalho, de grandes temas de grandes filmes. Para ficarmos em apenas alguns exemplos: "Lawrence da Arábia" (1962), "Doutor Jivago" (1965), "Passagem para a Índia", (1984), "O tambor". Também compôs as trilhas de "O ano em que vivemos em perigo", "Mad Max 3", "Atração fatal", "A testemunha", "Ghost", entre muitos outros. Foi vencedor de três Oscars, quatro Globos de Ouros, dois BAFTA e Grammy.

É de Maurice Jarre o LADO A desta semana. Aqui ele aparece regendo a execução de seu mais famoso trabalho: o tema do filme "Doutor Jivago".



Também de cinema nosso LADO B.
Aproveitando a "onda indiana" desta semana, um clássico do cinema indiano: "Chaiyya Chaiyya", da trilha do filme "Dil Se", de 1998. Em ritmo de vídeo-clipe (como quase toda cena musical no cinema bollywoodiano), uma viagem de trem vira um espetáculo de dança. Não dá para não rir em muitas cenas, dado o estranhamento causado em nosso olhar ocidental. Mas a sincronia e o ritmo são muito bons. Reparem na perfeita sincronia do rebolado da mocinha (Manisha Koirala) com os acordes musicais, já quase no final do vídeo. Esplêndido!
Dá para não achar divertido?
Bela sequencia, por sinal!


PS: vale a pena conferir o uso dessa música em "O Plano Perfeito", de Spike Lee, já mencionado por aqui quando comentei "Quem quer ser um milionário?". Aqui o link do filme com a canção abrindo a história.

5 comentários:

Anônimo disse...

Jaquetinha vermelha e coreografia lateral com genuflexão (2:12) Michael HinduJacko

Daniel Luppi disse...

Sim, sim!
De fato, evidente a inspiração (eu diria que esta sim estava quicando).
Como em muitos outros números musicais indianos. Há um até que virou hit na internet e deve ser conhecido por outros leitores: "Golimar". É só procurar no youtube e ver o "Thriller" indiano.

Anônimo disse...

Abre uma janela paralela, tasca no YouTube, joga shaft, pega uma versão mais antiga do Isaac Hayes. Bota pra tocar Chaiyya. Os acordes iniciais batem perfeito. Expresso 3º mundocine. E chegamos em Nollywood!

Todo filme de Nollywood é "noir"?

cinemadicto disse...

grande perda. seu josé quem me contou do acontecido. pra sempre na memória.

Clayton disse...

Daniel, resgatou pérolas e deu informações bacanas.
Legal.
Abraços