quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Design 300% espanhol

Quase no fim, últimos dias, uma interessantíssima exposição: a "300% SPANISH DESIGN: 100 CADEIRAS 100 LUMINÁRIAS 100 CARTAZES", em cartaz até domingo, 11/01, no Sesc da Avenida Paulista. Nos dizeres oficiais da curadoria (sob a responsabilidade do arquiteto e desenhista espanhol Juli Capella), "300 obras que apresentam a criatividade do design espanhol no século XX", com "obras de Salvador Dalí, Antoni Gaudí, Javier Mariscal, Pablo Picasso, Antoni Tàpies e Joan Miró".
Dessas exposições em que você entra quase sem expectativas e sai maravilhado.

Há três módulos a serem explorados pelos visitantes.


Entre as luminárias, que oscilam entre as funcionais e as puramente artísticas, podemos encontrar desde aquelas já consagradas e facilmente vistas em nossas residências (ou suas cópias) até dois curiosíssimos exemplares desenhados por Salvador Dalí. Como não poderia deixar de ser, surrealistas ao extremo, com "gavetas" saindo de toda a base das peças (foto).



Quanto aos cartazes, que versam sobre os mais variados temas, desde a publicidade de produtos dos mais variados, feiras, propagandas institucionais de cidades turísticas espanholas, peças de teatro e filmes, e utilizando as mais diversas técnicas para a criação, encontramos assinatura de Picasso e de Miró, para ficarmos apenas nesses exemplos.

Na seção das cadeiras, as maiores preciosidades. Gaudí é representado por duas de suas criações, datadas de 1902 e 1906.




Dalí também está novamente presente nesta seção, com sua cadeira "Leda": sugestivamente feminina, sustentada por apenas três pés, todos calçando sapatos de salto alto. A peça data de 1935 (foto).






Mas não é só entre os famosos que podemos ver peças curiosas. Chamou-me muita atenção (e não contive o riso), a cadeira "Balancim", de Antoni Miralda. Em toda a superfície da peça, desde o assento, os braços, encosto, superfície dos pés, etc., soldadinhos de plástico colados. Na foto abaixo, outra peça do artista utilizando a mesma técnica, para que se tenha uma noção melhor.


Quem visitou a Bienal de 2006 deve se lembrar de outra instalação de Antoni Miralda, bastante impactante visualmente. Era dele a obra "Sabores e Línguas", consistente em registrar em pratos brancos os costumes relacionados com a comida. Difícil explicar, melhor ler a descrição oficial dada naquela ocasião.

Quanto à exposição em cartaz no Sesc, friso que vai só até domingo. Se você vier, me avise que faço companhia (desde que uma cerveja nos espere após a exposição em algum boteco próximo!).
PS: ainda sobre design, bastante elucidativa a edição de "Bravo! 100" deste mês, com "objetos essenciais do design mundial". Entre os objetos, de cadeiras e utensílios domésticos a designs de produtos alimentícios (garrafa da coca-cola e pirulito Chupa Chups), passando por eletrodomésticos e carros (Ferrari e Fusca). Tudo acompanhado da história de criação do objeto.

Nenhum comentário: