terça-feira, 7 de julho de 2009

O INVERNO E SEUS FESTIVAIS

Entramos em julho e nessa época do ano, em cada vez mais lugares, os tais festivais de inverno pululam.
O mais lembrado é o quarentão Festival de Inverno de Campos do Jordão, que começou fim de semana passado e se estenderá até o dia 26/07. Mas há anos que não piso naquele lugar que, em julho, vira um verdadeiro inferno “a la Amauri Jr”. Arrisco dizer que, excluindo-se os próprios músicos e bolsistas, poucos são os que frequentam o Festival propriamente dito. Lugar para “ver e ser visto”, como classificaria uma “Caras” qualquer. Recordo-me de ter ido, no já distante 1999, a uma “balada” para matar a curiosidade e enfim decidir nunca mais pisar em uma congênere local. Se em 99 paguei 5 reais por uma latinha de Brahma, pergunto-me quando deve custar dez anos depois. R$ 10,00 ?! Fora o trânsito infernal e a superlotação dos restaurantes e bares.
Mas o Festival é mesmo muito bom. Se puder ir pra ficar em uma casa ou pousada afastada da cidade e do caos, dá pra aproveitar (mas reserve a grana, por lá é preciso de uma forma ou de outra!). Dentre tantas atrações com maior ênfase na música de câmara, destaco uma banda da saudosa Tatuí: a Orquestra de Metais Lyra de Tatuí. Bom som o dos moleques!! Recomendo. Atração gratuita!

Pra quem não quer ir a tão longe, gastar bem menos e não se preocupar com “etiqueta” "glamour" e outras pseudofelicidades "pequenoburguesas", pertinho daqui fica a charmosa vila ferroviária de Paranapiacaba, que também dá início a seu festival de inverno no próximo fim de semana, com programação todo sábado e domingo até o final do mês. Programação totalmente gratuita (no site ou no post, abaixo), é necessário chegar com bastante antecedência para se conseguir ingressos. Também há o inconveniente do trânsito e da espera, além do deslocamento obrigatório de ônibus até a vila (há um necessário traslado de ônibus desde o estacionamento, pois este fica a alguns quilômetros para que os carros não cheguem até o centro). Mas vale a pena. A programação forte é a musical, com presença neste ano de Lô Borges, Toquinho, Luciana Melo, Mariana Aydar, Luiza Possi, Na Ozzetti, Daniel Gonzaga, Vander Lee, Vânia Abreu, entre outros nomes locais. Destes vale destacar Flávio Barba, que me surpreendeu com seu som no ano passado, e Kleber Albuquerque.
Há ainda ótimo espaço para o teatro na programação. O espetáculo “Jogando no Quintal” também está entre as atrações
Pra quem quiser e puder esticar até mais longe, tem início amanhã o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, em MG. Leia mais a respeito na postagem abaixo!

Nenhum comentário: