segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mais um festival!

São Paulo é mesmo uma cidade de deleite para os cinéfilos. Mal termina um festival e já começa outro. Agora é a vez do Festival de Cinema Latino-Americano , em sua 4ª edição.
Muita coisa interessante poderá ser vista de hoje até domingo em algumas das salas de São Paulo (e uma em São Bernardo do Campo).
O peruano “O Leite da Amargura” (“La teta asustada”), ganhador do Urso de Ouro de Berlim deste ano, abre o festival, que traz ainda algumas “mostras” paralelas: uma seleção em homenagem a Nelson Pereira dos Santos (“Rio 40 Graus”, “Memórias do Cárcere”, “Vidas Secas”, “Como Era Gostoso o Meu Francês”, “El Justicero” e “O Amuleto de Ogum”), uma seleção de filmes contemporâneos, uma programação voltada à produção da DOCTV Iberoamericana, um painel sobre a retomada do cinema latino americano nos anos 90 (“Mundo Grua” de Trapero, “Baile Perfumado” de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” de Carla Camuratti, “Os Matadores” de Beto Brant, entre outros), uma amostragem do trabalho do cineasta Alex Viany e uma série de documentários musicais.
Vale ainda destacar o mexicano “Rude e Brega”, com Diego Luna (“E Sua Mãe Também”, Milk”) e Gael García Bernal (“Ensaio Sobre a Cegueira”, “Diários de Motocicleta”) e produzido por Alejandro Gonzáles Iñarritú (“Amores Brutos”, “Babel”), Alfonso Cuarón (“E Sua Mãe Também”) e Guillermo Del Toro (“O Labirinto do Fauno”). Pra quem não viu no “É Tudo Verdade”, “Moscou”, de Eduardo Coutinho, também será reapresentado. Dentre os documentários musicais, “Waldick, Sempre no Meu Coração”, estreia na direção de Patrícia Pilar, “O Homem Que Engarrafava Nuvens”, documentário sobre Humberto Teixeira cuja ausência na Mostra Internacional de SP lamentei por aqui, e os maravilhosos “Loki” e “O Mistério do Samba”.
Vale a pena caçar outras pérolas na programação completa.
E uma informação importantíssima: É TUDO GRATUITO. Retirada de ingressos uma hora antes de cada exibição. Vemos-nos por aí!

Nenhum comentário: