quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Outros Traperos

Uma boa oportunidade que a MOstra vem proporcionando ano após ano em é a possibilidade de ver (ou rever) a cinematografia completa de um ou outro diretor.


Eu já havia visto "Família Rodante" e "Nascido e Criado" (este último na 31ª Mostra, ano passado). Com "Mundo Grua" (1999) e "Do outro lado da lei" (2002) completei a cinegrafia de Pablo Trapero antes de embarcar em seu útlimo longa, "Leonera".


No primeiro, apesar dos altos e baixos do filme, Trapero já mostrava seu potencial logo em seu longa de estréia. Excelente fotografia em preto e branco e alguns diálogos memoráveis dão o tom para o filme que acompanha a vida de um operário, operador de grandes máquinas (gruas).


"Do outro lado da lei" é formidável. Excelente construção de personagens, roteiro muito bem delineado, tensão na medida certa. O filme acompanha um interiorano que, após envolvido em um pequeno roubo, parte para Buenos Aires para "mudar de lado", ingressando na força policial ("bonaerense", como no título original).


Se encontrar na locadora (principalmente o segundo), não deixe de ver. Se possível, antes de ir ver "Leonera" no cinema.

Nenhum comentário: