domingo, 2 de novembro de 2008

JIA ZHANG-KE

Mais um belíssimo trabalho do jovem cineasta chinês Jia Zhang-Ke. "24 City", seu novo documentário (na verdade um mix de documentário com encenação!), é também o nome de um condonímio de alto padrão em construção onde antes funcionava uma fábrica aeronáutica estatal (fábrica 420), em Chengdu.


Mais uma vez, o chinês (de fato grande Artista, na melhor concepção!) dá grande importância aos cenários e às locações para retratar uma China que se moderniza mas que, na essência, não muda para seus habitantes. O dia-a-dia dos habitantes é o foco: velhos operários da antiga fábrica, moradores de Chengdu, antes e depois do fechamento da fábrica.





Cinema de notável realismo, com uma beleza plástica impressionante. Os depoimentos são excelentes e muito emocionantes. Em meu conceito, é o melhor filme de Jia Zhang-Ke que, com suas filmagens, imprime beleza e cor até ao cinza da paisagem urbana deteriorada de Chengdu.






Vale muito a pena conferir! Na repescagem no dia 04/11, no CineBombril, às 19:40!
Neste domingo, 2/11, o Cinesesc exibirá outra bela obra de Jia, "Cry me a river", curta metragem. Também serão exibidos comerciais raros dirigidos por Ingmar Bergman e o Making off de "Palermo Shooting", de Win Wenders. No Cinesesc, às 20:00.

Nenhum comentário: