sábado, 8 de novembro de 2008

A ÁRDUA TAREFA DE LISTAR - PARTE I (OS PIORES)

Terminada a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é hora de fazer balanços.
Vários blogueiros e alguns meios de comunicação impressa ou da internet já listaram seus melhores e piores. Eu particularmente nunca me vi fazendo listas similares, mas alguns amigos já vieram me perguntar o que eu já tinha visto de bom, ou de ruim. Levando em conta isso e também a grande quantidade de filmes que consegui ver esse ano (65, se contarmos também com o filme-show de André Abujamra, o "Retransformafrikando"), resolvi entrar na brincadeira e listar meus melhores e piores.

Tarefa dificílima. Alguns títulos saltam automaticamente à mente, seja por serem excelentes, seja por serem péssimos. Mas fazer uma lista é outra história.

Resolvi começar pelos piores (por achar mais fácil; vou ficar devendo pra logo mais os melhores). Elegi apenas 7. Há outros que mereceram uma reflexão maior antes de mandá-los diretamente para o limbo. Escapam por pouco da lista! Mas os sete eleitos, esses não têm chance: achei uma porcaria só!

Oportunamente publico meus motivos, se já não publicados.

Eis os piores em meu conceito:

1) FORMIDÁVEL (Bélgica), de Dominique Standaert
2) MAIS SAPATOS (Estados Unidos), de Lee Kazimir
3) EL GRECO (Grécia/Espanha/Hungria), de Iannis Smaragdis
4) SOB A MESMA LUA (México/EUA), de Patricia Riggen
5) ENCARNACIÓN (Argentina), de Anahí Berneri
6) ICE (Japão), de Makoto Kobayashi
7) A DUQUESA (Dinamarca, EUA, Reino Unido, Itália, França), de Saul Dibb

Um comentário:

cinemadicto disse...

dá-lhe formidavel encabeçando todas as listas kkkk. com relação a minha lista, os meus preferidos mesmo sao os que estao na lista de preferidos rss. vc sabe que muitas vezes reconhecemos um grande filme, mas nao necessariamente listam entre nossos preferidos. o mesmo com relação as surpresas, mas os que marcaram e reservaram um lugar no meu coração, sao os da lista dos preferidos. ficou confuso? rsss . grande abraço!