sábado, 8 de novembro de 2008

A ÁRDUA TAREFA DE LISTAR - PARTE II (Apresentações especiais)

Já me referi anteriormente aos programas especiais organizados pela Mostra todo ano, como as retrospectivas de certos diretores e a Carta Branca dada a figurões do cinema para que montem sua programação especial. Há também exibição de clássicos restaurados e de filmes mudos com música executada ao vivo. Excelentes programas proporcionados em cada edição da Mostra. Listo aqui os que vi até mesmo para excluí-los da lista dos melhores (adotei como critério apenas os filmes novos).

Se por um lado não pude ver "O Poderoso Chefão" na tela grande em versão restaurada, nem a retrospectiva de Hugh Hudson ou a série "Berlin Alexanderplatz", de Fassbinder, pude conferir outras preciosidades.

Da série "Carta Branca a Win Wenders", vi "O Garoto Selvagem" e "A Sereia do Mississipi", ambos de Truffaut;
Da retrospectiva completa de Trapero, conferi "Do outro lado da Lei" e "Mundo Grua", além do novo "Leonera";
Da retrospectiva de Kihachi Okamoto, ídolo e influência de Quentin Tarantino, consegui ir apenas à sessão de "Os Sete Rebeldes" (com direito a ganhar diretamente das mãos da viúva do diretor um origami);
Com a Octuor de France executando a trilha sonora ao vivo, os silenciosos "O Homem que ri" e "Poil de Carote";
E, enfim, André Abujamra também deu o ar de sua graça nessa edição, com o filme-show "Retransformafrikando", com banda ao vivo executando a trilha da vinheta (que é de sua autoria) e de seu filme.

Nenhum comentário: