domingo, 1 de novembro de 2009

E mais estes...

"O Que Resta do Tempo" (França, Palestina), de Elia Suleiman. Filme autobiográfico sobre a difícil convivência entre israelenses e palestinos. Muitíssimo bem filmado: cores, enquadramentos! Muito bom!
"Insolação" (Brasil), de Felipe Hirsch e Daniela Thomas. Excelente! E deve agradar mais a quem é fã da Sutil Cia. de Teatro. A linguagem teatral é evidente no primeiro longa de Hirsch. Elenco monstruosamente ótimo, filme com poesia do começo ao fim. Da aridez dos temas dos contos russos que lhe serviram de inspiração, extrai-se a delicadeza dos sentimentos: tristeza, amor.
"A Town Called Panic" (Bélgica, França, Luxemburgo), de Stéphane Aubier e Vincent Patar. Os brinquedos têm vida! Divertidíssimo!!! Colorido e história psicodélicos e surreais!
"O Fantástico Sr. Raposo" (EUA), de Wes Anderson. Do mesmo diretor de "A Vida Marinha de Stevie Zissou" e "Viagem à Darjeeling", não poderia ser diferente: outro filme divertidíssimo. Ou melhor: animação divertidíssima! Os bichos são protagonistas, falam e tudo mais? OK, mas mantêm seus instintos selvagens! Grandes sacadas, desenho pra gente grande!
"Rock Brasileiro - História em Imagens" (Brasil), de Bernardo Palmeiro. Feito como projeto para distribuição em escolas, é bastante didático. Documentário correto, com a profundidade possível para uma história de 50 anos de rock nacional contada em 67 minutos.
"O Dia da Transa" (EUA), de Lynn Shelton. Pretende ser comédia mas se leva a sério demais. Inverossímel em muitos pontos, a história caberia melhor em uma comédia menos "cabeça", menos "independente". Não gostei.
"Tom Zé Astronauta Libertado" (Espanha), de Ígor Iglesias Gonzales. Muito bom! Um bom recorte da genialidade do performático compositor precursor do sampler. Filme delicioso de ser visto.
"Dente Canino" (Grécia), de Yorgos Lanthimos. S E N S A C I O N A L !!! Inventivo ao extremo. Assustador se dar conta de que a história da família isolada do mundo, cujas crianças são educadas (educadas?!?!) de modo a desconhecerem totalmente o que há depois do muro da casa onde vivem, é verossímil.
"Perseguição" (França), de Patrice Chéreau. Chatíssimo!!!! Blablablá a serviço de absolutamente nada!
"O Pequeno Burguês - Filosofia de Vida" (Brasil), de Edu Mansur e Marco Mazzola. Documentário sobre Martinho da Vila. Documentário "raso". Uma grande figura em um "Especial" para TV.
"Mau Dia Para Pescar" (Uruguai, Espanha), de Alvaro Brechner. Muito Bom!!! Direção de arte impecável, produção luxuosa, história muito bem contada!

Um comentário:

cinemadicto disse...

faaala meu amigo. imaginei q vc poderia gostar de "mau dia para pescar". nao achei tao ruim, mas acho q é pq se parece com tantos outros filmes. enfim, pelo menos concordamos com relação ao "dente canino". q que é aquilo?! sensacional né. poderiamos começar nossa brincadeira falando dele hehehe. e o 40° porta? fiquei curioso. amanha vamos no "viajo pq preciso ...", "Lost persons area" e "alga doce". abraçoss. DOGTOOTH!DOGTOOTH! HHEHEHE.