domingo, 31 de janeiro de 2010

A ajuda de Saramago ao Haiti

Texto publicado em 28.01.2010 no blog "O Caderno de Saramago":

Uma Jangada de Pedra a Caminho do Haiti

As minhas palavras são de agradecimento. A Fundação José Saramago teve uma ideia, louvável por definição, mas que poderia ter entrado na história como uma simples boa intenção, mais uma das muitas com que dizem estar calcetado o caminho para o inferno. Era a ideia editar um livro. Como se vê, nada de original, pelo menos em princípio, livros é o que não falta. A diferença estaria em que o produto da venda deste se destinaria a ajudar as vítimas sobreviventes do sismo do Haiti. Quantificar tal ajuda, por exemplo, na renúncia do autor aos seus direitos e numa redução do lucro normal da editora, teria o grave inconveniente de converter em mero gesto simbólico o que deveria ser, tanto quanto fosse possível, proveitoso e substancial. Foi possível. Graças à imediata e generosa colaboração das editoras Caminho e Alfaguara e das entidades que participam na feitura e difusão de um livro, desde a fábrica de papel à tipografia, desde o distribuidor ao comércio livreiro, os 15 euros que o comprador gastará serão integralmente entregues à Cruz Vermelha para que os faça seguir ao seu destino. Se chegássemos a um milhão de exemplares (o sonho é livre) seriam 15 milhões de euros de ajuda. Para a calamidade que caiu sobre o Haiti 15 milhões de euros não passam de uma gota de água, mas A Jangada de Pedra (foi este o livro escolhido) será também publicada em Espanha e no mundo hispânico da América Latina – quem sabe então o que poderá suceder? A todos os que nos acompanharam na concretização da ideia primeira, tornando-a mais rica e efectiva, a nossa gratidão, o nosso reconhecimento para sempre.
José Saramago

3 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Daniel,
Tomara que a idéia frutifique e que venham muitos outros livros.
O Haiti precisa e os leitores, via de regra tão impotentes, podem se tornar protagonistas de uma bela história de solidariedade e amor ao próximo.
Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog jazz + bossa + baratos outros:
www.ericocordeiro.blogspot.com
Até breve e parabéns pelo ótimo blog!

Daniel Luppi disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário, Erico.
Se um livro de Saramago por si só já vale a compra, essa nova edição por vir será (assim torço) histórica, uma pequena grande ajuda humanitária.
Parabens pelo blog! Visitarei mais vezes!
abço

HB.Arte'Scrita disse...

Bem que isso poderia virar moda! Pense se cada autor da magnitude se Saramago tivesse esta atitude com uma de suas obras e houvesse, obviamente, apoio e divulgação para isso, quantas pessoas poderiam ser ajudadas. E quem sabe também essa atitude solidaria, fizesse nascer mais leitores de boas obras, seria solidariedade humana e literária também, mas como diz o próprio Saramago em seu comentário; “o sonho é livre”.