sábado, 16 de janeiro de 2010

Exposições em 2009

Eis as melhores exposições de 2009 segundo o Balaio.
Não fui em muitas, infelizmente.
De pouco mais de dez vistas (incluindo o acervo permanente do Masp; sempre vale a visita), elegi as 4 melhores:
1) VERTIGEM, da dupla OSGEMEOS (FAAP)
2009 foi o ano da dupla de grafiteiros Osgemeos. Além de assinarem o cartaz e a vinheta da 33ª Mostra de SP e de levarem um boneco gigante ao Vale do Anhangabaú, tiveram impressionante exposição na FAAP. Se você perdeu, pode lamentar!
2) GAINSBOURG - ARTISTA, CANTOR, POETA, ETC., (SESC Paulista).
Por conta do Ano da França no Brasil o SESC montou uma exposição em homenagem a Serge Gainsbourg, o "Rei da Canção Erótica". Os totens multimídia da exposição, didáticos e elucidadores, auxiliou na descoberta ou aprofundamento na obra do francês. Bela exposição, que culminou com um show em sua homenagem, com sua esposa, a inglesa Jane Birkin, acompanhada da Orquestra Imperial e de Caetano Veloso.















3) HENRI CARTIER-BRESSON - FOTÓGRAFO (SESC Pinheiros).
Exposição que valorizava o que interessa: as fotografias desse gênio da imagem, que influenciou tantos outros fotógrafos profissionais e amadores. Belíssima coletânea de imagens, que podem ser apreciadas no livro de mesmo nome editado no Brasil pela CosacNaify em parceria com o SescSP.
4) AMOR E SOLIDARIEDADE. ABELARDO DA HORA, 60 ANOS DE ARTE (no vão livre do Masp).
Eis uma surpresa e tanto no final do ano.
Confesso que nunca tinha ouvido falar em Abelardo da Hora. Mas fiquei fã imediatamente de sua obra. Nela há forte presença de retirantes nordestinos (o escultor é pernambucano) e nus femininos feitas de concreto polido e bronze.
Vale a pena a visita, gratuita, ao vão livre do Masp para ver a exposição, que inclui ainda algumas gravuras sobre as festas populares brasileiras. E essa dá tempo de ver ainda: vai até o dia 14.02!

2 comentários:

Clayton Melo disse...

Post Bacana, Daniel.

O Gainsbourg deve se revirar no túmulo, mas é impossível não se lembrar dele, com Jane Birkin, principalmente pelo sussurros eróticos de Je T'aime Moi Non Plus. O cara fez muito mais coisa que isso, né?

Assisti ao show da Jane no Bourbon Street em 2008. Muito bom. Além de maravilhosa, ela tem um repertório de bom gosto.
Até!

Daniel Luppi disse...

Valeu pela visita e comentário, Clayton.
vc está certíssimo. Taxá-lo de "rei da canção erótica" soa mesmo como uma "redução". Ele foi muito mais que isso. Essa era, aliás, a proposta da exposição: levar ao público que o conhecia mais por esse lado, suas outras facetas. Eu confesso que conhecia quase nada de Gainsbourg, e apenas por citações e reinterpretaçoes em um show ou outro. Mas quando ía comentar com outros sobre a exposiçao, só conseguia com que o interlocutor soubesse (em termos) de quem se tratava qdo cantarolava a melodia de "Je t'aime...". Boa ou não, era uma pecha que carregava, talvez por ser a mais marcante, e dessa vez sem que isso o reduza.
Eu já publiquei por aqui um outro post com varios videos, em que fica clara a diversidade de Gainsbourg, poeta, cineasta, compositor, de blues a pop, de jazz a rock e reggae. Um "trabalho" em que descobri o sujeito e fiquei fã de sua obra.