segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Curta uns curtas


Desde sexta passada teve início a 20ª edição do Kinoforum, Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

No fim de semana já foram exibidas a sempre ótima programação de terror Dark Side e a curiosa e futebolística Unidos na Paixão. Esta última incluiu o curta "Juventus -Rumo a Tóquio", sobre a final da Copa da Confederação Paulista de 2007, e ainda poderá ser vista em uma última sessão no Cineclube Grajaú, no dia 27, 18 horas. Fora de mão para os da região central, como eu. Mas se eu pudesse ir, iria.

Também não há mais como ver neste festival o excelente curta de Jia-Zhang Ke, "Nós que nos amávamos tanto". O nome em português praticamente entrega o filme, visto na última Mostra Internacional sob o nome em inglês "Cry me a river". Mas anote aí para "pescá-lo" em outra oportunidade.

Para este festival, dentre as que ainda podem ser vistos, selecionei as seguintes mostras:


  • "Pensar e Fazer Cinema 01", que inclui os curtas "Rosa e Benjamin", de Cléber Eduardo e Ilana Feldman, e "Um Sol Alaranjado", de Eduardo Valente, todos expoentes da nova geração brasileira de cineastas, foco de interessante matéria na Bravo! de Junho/2009.

  • "Comédia Musical 03", onde pode ser apreciado, entre outros, o hilário musical "A Velha a Fiar", de Humberto Mauro, considerado o primeiro vídeo-clipe brasileiro.

  • "Panorama Paulista 02". "Samba de Quadra" apresenta o último grupo de samba caipira, raiz do samba paulista, no pequeno município de Quadra, próximo à saudosa Tatuí!

  • "Internacional 05", que inclui a animação irlandesa ganhadora do Urso de Ouro em Berlim "Por Favor, Diga Alguma Coisa".

  • "Internacional 08", com "Arena", curta português premiado em Cannes.

Além desses, outros merecem atenção. As mostras denominadas "Mostra Brasil" (01 a 10), tem tantas outras preciosidades. É ir à "caça" e se divertir!

Um comentário:

Adilson Thieghi disse...

Sobre o chamado Samba caipira, o Sesc está lançando uma coleção de cds chamada raízes do samba paulista. Se tiver o capricho do d do Berço do Samba da São Matheus, vai valer a compra.