sábado, 24 de outubro de 2009

Primeiro dia

Apenas algumas breves linhas sobre os primeiros filmes da Mostra (até porque é o que "cabe" fazer por ora: cheguei em casa duas da manhã, fui dormir às 3, acordei à 9h40 e daqui a pouco, 12h, já tem sessão de "Maradona").

SEDE DE SANGUE: Muito bom! talvez cause estranhamento aos olhos do público em geral, mas nem tanto aos dos cinéfilos da Mostra. Não atinge a excelência de "Oldboy", longa anterior do mesmo diretor, mas consegue ser ainda mais inventivo. Neste predomina o tom hilariante das situações cômicas, ainda que sob o pretexto de "terror". Poderia ser um pouco mais curto, ter reduzida uma ou outra sequência, mas ainda assim vale conferir. Merecido o Prêmio do Júri em Cannes 2009 (a exemplo do que já aconteceu com "Oldboy" em 2004). Veja!!








A FITA BRANCA: Não há uma única imagem ou diálogo sobrando no roteiro. Jogo bastante intricado de significantes. As metáforas pululam, embora sutilmente e praticamente imperceptíveis. Filme sobre o convívio humano. o Ser humano é - se apropriando da parte da fala de uma das personagens - é o lugar por excelência da maldade, inveja, ignorância e brutalidade. Da hipocrisia também, pode ser acrescentado. Tudo a conduzir à guerra, sob o pretexto de vingança. Há espaço para a esperança, representada pela criança que cuida do pássaro ferido. A pureza de seu ato prescinde da fita branca que seu irmão carrega a mando do pai com o intuito de que se lembre de ter uma conduta pura. Não é um filme fácil, mas maravilhoso. O Balaio indica. Corra ver!

Um comentário:

Adilson Thieghi disse...

Pensei que eu ia gostar mais de sede de sangue. Como voc~e disse, é longo demais. Mas o que me incomodou é que ele é muito ambicioso, muito cheio de idéias, muitas delas sobram, não ajudam no roteiro. Quer ser podreira e sensível ao mesmo tempo e aí não rola. O último terço do filme é o melhor, justamente quando a Kim Ok toma as rédeas da história e a coisa fica bem divertida.