terça-feira, 1 de setembro de 2009

Boa intenção sob bombas


De fato, sob bombas, ruim mesmo este "Sob as Bombas", co-produção França/Líbano/Reino Unido/Bélgica.
O argumento é interessantíssimo: em parte documental, filmado logo após o ataque ao sul do Líbano em 2006, e ainda com seus moradores - que são "entrevistados" no filme - perdidos em meio aos escombros. O diretor Philippe Aractingi conta a história de Zeina, xiita que vive em Dubai, mas volta à pequena aldeia no sul do Líbano para resgatar seu filho. Só consegue entrar pela Turquia após o cessar-fogo e conhece Tony, único taxista que aceita conduzí-la até o vilarejo.
Boas intenções no filme, que tem argumento interessantíssimo mas muito, muito mal conduzido. Fraco mesmo. Se a história é comovente - vale lembrar que as imagens são reais -, a opção pelo "dramalhão" torna o filme óbvio. E se aproveita de um "drama fácil" - o da mãe que não tem notícias do filho após a eclosão de uma guerra.
Se um documentário já não teria um grande impacto por conta das constantes imagens do terror das guerras no Oriente Médio, as atuações ruins e a fraca direção disperdiçam a boa idéia de rodar uma ficção em meio ao caos real.

Nenhum comentário: