sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sutilmente

A Sutil Companhia de Teatro está comemorando 15 anos de montagens. Em função disso, realiza uma mostra comemorativa em sua principal casa em São Paulo. A retrospectiva da companhia curitibana começou nesta quinta-feira, dia 05/02, e vai até dia 05/04, no Teatro Popular do Sesi, de quarta a domingo, sempre às 20 horas.

Imperdível!

De todas as peças que pude conferir neste período que estou em São Paulo (e infelizmente nem foram muitas), a Sutil Companhia foi responsável por uma das montagens que mais me impressionou. Refiro-me a "Avenida Dropsie". Inspirada em toda a obra do artista norte-americano Will Eisner, e não apenas na graphic novel que dá nome à peça, que é impecável. Além dos talentos em cena (que incluem o bom ator de TV , mas excelente nos palcos, Guilherme Weber e o onipresente em 2008 nas telas de cinema e de televisão, Leonardo Medeiros) a cenografia de Daniela Thomas (co-diretora do filme "Linha de Passe", em parceria com Walter Salles) é sensacional!

À fachada de um edifício típico dos anos 30 dos EUA, microcosmo de várias estórias paralelas que se desenvolvem na avenida que dá nome à HQ e à peça, em sua calçada e nas diversas janelas da enorme fachada, acrescente-se alguns recursos nada usuais em teatro, como uma prolongadíssima tempestade que encharca os atores em pleno palco.
Entre a platéia e os personagens uma fina tela transparente serve como suporte para algumas legendas eletrônicas e dá um tom ainda maior de HQ ao espetáculo.
A caracterização dos personagens e as expressões corporais nos remetem diretamente para dentro dos quadrinhos, em muitos momentos tendo-se mesmo a sensação de estar vendo a própria página HQ no lugar do palco!

Gostei tanto que logo após ver a peça adquiri a HQ. Mas não ouso comentá-la. Prefiro deixar o encargo (e o desafio) para o balconista do Bar1211!, Sr. Adilson Thieghi, melhor capacitado para comentar HQs.

Voltando à peça, reafirmo que ela é fenomenal! Com certeza irei rever. Se alguém quiser me acompanhar, é só combinar! Espetáculo pra ser visto e revisto várias vezes, com toda certeza!

Vale conferir também as outras duas peças da retrospectiva, todas dirigidas por Felipe Hirsch:
5/2: Avenida Dropsie
6 e 7/2: Não Sobre o Amor (Prêmio Bravo de melhor espetáculo de 2008)
8, 11 e 12/2: Avenida Dropsie
13 e 14/2: Não Sobre o Amor
15, 18 e 19/2: Avenida Dropsie
20 e 21/2: Não Sobre o Amor
22, 25 e 26/2: Avenida Dropsie
27 e 28/2: Não Sobre o Amor
1º/3: Avenida Dropsie
4 a 8/3: Thom Pain
11 a 15/3: Avenida Dropsie
18 e 19/3: Não Sobre o Amor
20/3 a 5/4: Avenida Dropsie

De quinta a domingo a entrada inteira custa R$10,00. Às quartas, o espetáculo é gratuito.

Ao meu amigo Cuschnir: sem desculpas portanto para não descer aos pavimentos inferiores de seu prédio de trabalho e prestigiar o evento, ok?!

2 comentários:

Adilson Thieghi disse...

Vejo Av Dropsie na quinta. Quiser aparecer lá é só me ligar.

Adilson Thieghi disse...

Valeu pela menção. Aabei de colocar texto sobre Não Sobre o Amor. Em breve escrevo sim sobre o Eisner. Aparece lá no Bar.