domingo, 22 de março de 2009

Brasileiros e esquecidos

Para quem, como eu, não conseguiu ver alguns filmes que foram sucesso de crítica em 2008, uma boa chance nesta semana que entra.
No Reserva Cultural até quinta feira, dia 26.03, a Retrospectiva FIC 08 reunirá alguns títulos selecionados pelo crítico de cinema Inácio Araújo. O critério para a seleção pautou-se na diversidade e , sobretudo, na boa recepção pela crítica e ausência de espectadores no circuito comercial (leia o texto oficial de Inácio abaixo).
Sessões gratuitas. Vale conferir.
Programação:
23.03
19h30 - Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins
21h15 - Falsa Loura, de Carlos Reichenbach
24.03
19h30 - Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Rewald
21h15 - Terra Vermelha, de Marco Bechis
25.03
19h30 - Deserto Feliz, de Paulo Caldas
21h15 - Cleópatra, de Júlio Bressane
26.03
19h30 - Serras da Desordem, precedida de debate com o diretor do longa, Andrea Tonacci, Maria Rita Kehl e mediação do curador da retrospectiva, Inácio Araújo.
"BRASILEIROS E ESQUECIDOS
"Texto de Inácio Araújo
"Nossos filmes vivem uma situação paradoxal: podem tanto produzir um sucesso colossal - Se Eu Fosse Você 2 é o exemplo mais evidente -, como uma série de filmes que, apesar de suas inegáveis qualidades, não se mostra capaz de chegar ao público.
"Para a mostra selecionamos sete filmes brasileiros que qualquer cinematografia do mundo se honraria de ter produzido: Cleópatra, Deserto Feliz, Encarnação do Demônio, Corpo, Falsa Loura, e Serras da Desordem.

"Outros nomes poderiam ser acrescentados a essa lista sem enfraquecê-la. O importante, para nós, é notar a situação abissal em que nos encontramos. Há alguns anos, a proporção de espectadores entre os filmes ditos 'industriais' e os ditos 'independentes' na Argentina oscilava entre 5 e 6 para 1. No Brasil, não é nem mesmo preciso fazer essa distinção.
"Vivemos entre os 'fenômenos' a que o público acorre com sofreguidão (existem outros a lembrar neste ano, ainda que não na mesma escala de Se Eu Fosse Você 2, como Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito ou Meu Nome Não É Johnny).

"O flagrante desequilíbrio entre os filmes que fazem sucesso e essa grande parte deles que não encontra seu público necessita ser pensada, numa cinematografia que se pretende plural. Onde se coloca o problema? Existe um 'gosto do público' que o predispõe a ver certas obras? Existe um problema de distribuição e marketing que mantém afastados certos filmes de seu público? Existe desinteresse dos cineastas em produzir filmes acessíveis aos espectadores?
"À medida que as perguntas são formuladas, tem-se a impressão de que mais claro se torna o desequilíbrio do nosso sistema de produção, que, à falta de uma política capaz de dar vazão aos mais variados desejos cinematográficos, optou pelo empirismo.

" 'Brasileiros e Esquecidos' procura trazer filmes lançados em 2008 que demonstram a variedade de nossos filmes. Existem os de terror e os dramas, os mais experimentais e os mais convencionais, há o retorno de um personagem de enorme sucesso no passado, Zé do Caixão, e filmes produzidos fora do eixo Rio-São Paulo, há nomes reconhecidos em festivais internacionais e novatos. De modo geral, foram recebidos com entusiasmo pelos críticos, mas lhes faltou o olhar atento do espectador. Descobrir o porquê desse curto-circuito tão freqüente entre os filmes e os espectadores continua a ser uma tarefa. Dar uma segunda chance a esses filmes era quase uma obrigação."

Nenhum comentário: