segunda-feira, 2 de março de 2009

Contratempo


Se você estiver em dúvida de que sessão pegar, e uma delas for o documentário "Contratempo", de Malu Mader e Mini Kerti, vá à outra.

Explico.

O documentário cobre as histórias pessoais de alguns dos alunos do projeto social Villa-Lobinhos, no Rio de Janeiro, cujo enfoque é ensinar música erudita a jovens de comunidades carentes e, com isso, tirá-los da rua e lhes dar um futuro melhor. A intenção, como se vê, é das melhores, e o Villa-Lobinhos merece toda a atenção e homenagens possíveis, pelo belo trabalho que exerce.

O problema está no documentário.

Não é de todo ruim, diga-se.

Com um tema perigoso (cair no óbvio é uma armadilha e tanto), as diretoras tentam fugir dos lugares-comuns, com algum êxito. Ganham em sinceridade em suas intenções. Mas no geral o filme acaba tendo um acabamento de "Filme institucional de ONG", com uma clara mensagem "do bem". Até nesse ponto, os personagens que "se dão mal" servem para confirmar a regra do "a música salva". Mais uma vez, obviedades na tela.

Documentário deve ser algo mais do que apenas ligar a câmera e não é isso o que se verifica por aqui. Mesmo quando acompanha por mais tempo alguns personagens específicos, mostrando a superação das dificuldades por intermédio da música.

Alguns retratados são de fato ótimos personagens e por si só já valem alguns créditos ao filme. A viagem de alguns integrantes à Nova Iorque e a descontração e deslumbramento deles é muito boa. Alguns trechos, portanto, muito bons no filme. Mas no geral, muita "encheção de linguiça", repetitivo mesmo em vários momentos.

Tema bom, mas não tão bem conduzido.

Filme para se ver quando exibido em algum canal institucional ou educativo, para se conhecer apenas superficialmente o trabalha do projeto social retratado.

Nenhum comentário: