domingo, 22 de março de 2009

Pioneiras

Dentre os links que coloquei à disposição dos leitores deste blog, à direita da tela, há o de um site muitíssimo interessante para quem gosta de música. Trata-se do completo e excelente Gafieiras.

O site é um dos espaços virtuais de uma exposição digna de nota: "Pioneiras". Trata-se da mostra do trabalho de um grupo de fotógrafos criado pelo próprio Gafieiras. Exposição que também pode ser conferida nas mídias indoor nos metrôs (TV Minuto) e ônibus (TVO) de Sampa e em 150 bares de São Paulo e do Rio de Janeiro que integram a rede CineBoteco, acessível, segundo os organizadores, a cerca de 2 milhões de pessoas por dia (ver texto oficial abaixo).

As fotografias têm como objeto cantoras que tiveram início e auge de carreira entre as décadas de 40 a 60, com todas as dificuldades que uma mulher encontrava ao tentar driblar o machismo para se firmar profissionalmente como artista, abrindo caminho para todas as demais cantoras que surgiram e continuam a despontar no cenário musical brasileiro.

Foram clicadas para a exposição as cantoras Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro, Alaíde Costa, Claudette Soares, Eudóxia de Barros, As Galvão, Carmélia Alves, Áurea Martins, Claudia Morena, Maricenne Costa, Márcia, Dona Inah e Inezita Barroso - que eu tive o inenarrável prazer de conhecer pessoalmente, por intermédio de sua neta, Fernanda Barroso, e de meu irmão, em uma agradável noite de causos à mesa de um boteco -. Algumas ainda em plena atividade, mas no geral, com pouquíssimas excessões, esquecidas pela grande mídia.
A visita ao site e a leitura dos textos que acompanham os trabalhos é obrigatória para aqueles que prezam pela história de nossa música.

"ANTES DE TUDO, A MÚSICA

"A exposição fotográfica Pioneiras é uma homenagem à música brasileira e, claro, às mulheres. Focaliza 13 artistas de diferentes gêneros musicais que foram pioneiras em assumir o palco como meio de expressão pessoal e artística entre os anos 1940 e início dos anos 1960. Mulheres que romperam as fronteiras firmadas pela sociedade da época, que as condenavam ao universo doméstico ou a determinadas atividades profissionais. Mulheres que materializaram o desejo de serem artistas num meio dominado pelos homens e pelo machismo. Mulheres que contribuíram para que as gerações seguintes enfrentassem menos trânsito para se expressar sobre temas vistos da perspectiva feminina.
"Pioneiras também marca o nascimento deste grupo de sete fotógrafos profissionais que se dedica a registrar e difundir imagens da música brasileira contemporânea. Filiado editorialmente ao Gafieiras, o grupo tem na difusão não-convencional a chave para que este conteúdo fotográfico ultrapasse as galerias e os veículos especializados. A multicolor e sincrética música brasileira tem de circular pelo maior número de pessoas.
"Assim, além de seu site oficial, a exposição Pioneiras estará nas mídias indoor nos metrôs (TV Minuto) e ônibus (TVO) da capital paulista, além dos 150 bares de São Paulo e do Rio de Janeiro que integram a rede CineBoteco. Durante um mês, a partir deste 8 de março de 2009, cerca de 2 milhões de pessoas por dia terão a companhia de Inezita Barroso, Alaíde Costa, Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro e outras nove mulheres que, em plena atividade artística, toparam ser clicadas em ambientes extrapalco.
"Atemporal, esta exposição é um convite fotográfico para curtir e descobrir as histórias dessas 13 pioneiras que, antes de tudo, escolheram a música para viver."




Crédito das fotografias publicadas aqui: 1) mão ao piano de Eudóxia de Barros, por Otávio Valle; 2) Alaíde Costa, por João Correia Filho; 3) Claudette Soares, por Fernando Angulo; 4) Inezita Barroso, por Renato Nascimento; e 5) Maricenne Costa, por Fernando Angulo.

Nenhum comentário: