quinta-feira, 19 de março de 2009

Sobre Will Eisner

No comecinho de fevereiro, quando escrevi por aqui sobre a retrospectiva da Sutil Cia. de Teatro e comentei sobre a "Avenida Dropsie" - que Hirsch, Weber e Cia. magistralmente levaram para os palcos em montagem que até Will Eisner aplaudiria de pé - lancei um desafio a meu amigo Adilson Thieghi, do BAR1211!: comentar a obra do quadrinista.
E o sujeito não só topou o desafio como fez um trabalho excelente!
Imperdível para quem gosta de Eisner e para quem viu ou pretende ver a peça, que entrará novamente em cartaz nesta sexta, 20/03, e permanecerá sendo montada até 05/04.
São 4 textos que compõem a série "Will Eisner, a revolução dos quadrinhos": 1) "O Balzac das HQs", sobre a ousadia de Eisner ao se aproximar de um mundo real em suas "graphic novels", comparada a de Balzac na literatura; 2) "As Modernidades nas Artes", sobre a nova linguagem imposta por Eisner nos quadrinhos e seus equivalentes no cinema, na literatura e na pintura; 3) "Atores de Papel", sobre a caracacterização drasticamente humana de seus personagens e a forma como Eisner os "dirige" na história; e 4) "A Poesia das Águas", sobre o "personagem" mais característico de Eisner: a chuva!

2 comentários:

Luciana disse...

Oi Dani! Vim só dizer que favoritei seu blog no meu mais novo empreendimento, o ideias simples | dias felizes.
amanha é nóis na peça!
bjs

Daniel Luppi disse...

Opa!!
que felicidade!!!
agora já são três leitores fiéis (posso considerá-la fiel, nao?!) e mais uns 3 ou 4 esporádicos (acho ainda posso contar minha mãe nesse grupo).
parabéns pelo blog! boa iniciativa

e adorei o verbo "favoritar"!! show mesmo! rss
só perde para o "ticar"

e volte sempre. tô batalhando pra ter mais tempo pra dedicar por aqui. os ultimos textos têm sido bem ruinzinhos.. até os rascunhos inacabados estao melhores do que os ja publicados... desse jeito vou perder os 3 leitores.. rss
bjo