quinta-feira, 30 de outubro de 2008

BODE REI, CABRA RAINHA


Para mim é surpresa que o filme "BODE REI, CABRA RAINHA", de Helena Tassara, esteja na semana dos melhores.

Não que o documentário seja ruim. Não é. Bem feito. Mas não foi dos que mais me chamaram a atenção.
Fui assistir a esse filme atraído pela trilha, de Fabio Tagliaferri, e pelos depoimentos de Zeca Baleiro e Ariano Suassuna, e é sempre bom ouvir Suassuna. E fui também porque ele antecedia o filme "Erva do Rato", de Bressane, na mesma sala.
Pois bem. O documentário é muito bem conduzido. Trata bem do tema, explanando a importância da pecuária caprina para o Nordeste. A culinária com o bichinho também tá lá, e confesso que deu até vontade de provar a tal buchada! Mostra também a forte presença do bicho na literatura nacional, especialmete a sertaneja, de forma bastante poética, é necessário dizer. O carinho dos donos pelos bichinhos também é interessante (e os nomes dados ao rebanho então?!).
Mas, apesar de tudo isso, para mim soou muito mais como uma reportagem educativa. Das boas, mas não atraente do ponto de vista cinematográfico. O melhor depoimento é o de Suassuna, que, junto com seu primo, é um dos maiores produtores de cabras. Globo Rural total! Mas fica-se sabendo das quatro principais raças caprinas existentes no Brasil!
Os curtas que antecedem a exibição também não são lá geniais, mas há boas surpresas. São 4: "Na companhia do pó" (tosco), "Interpersonalidade" (esse sim muito bom), "Wunderkammer" (de algum interesse). O quarto, não consta no catálogo da Mostra e, portanto, não sei dizer o nome (não lembro). Mas era "engraçadinho", sátira sobre a onda de personalidades que andaram adotando crianças africanas.
A menos que você tenha grande interesse pelo tema, ou prefira já ficar na sala para ver o magnífico "Aquele querido mês de agosto", que passa logo em seguida, prefira outra programação.

Nenhum comentário: