quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TERRA VERMELHA

O filme "TERRA VERMELHA", de Marco Bechis, foi o escolhido por Leon Cakoff para abrir a Mostra deste ano.
O filme até traz um certo frescor, uma novidade muito bem vinda a filmagens deste tipo. Ao retratar uma tribo indígena já envolta com a civilização no Pantanal sul-matogrossense, o diretor foge das obviedades. Internamente, os próprios indígenas já se confrontam com o choque de cultura. O suicídio de duas adolescentes da tribo é o estopim para que o líder indígena resolva deixar a reserva demarcada e ir atrás do que entende ser a sua terra original. Início dos conflitos com os brancos. Eis o ponto forte do filme, que, apesar de escorregar no maniqueísmo quanto à civilização branca, ainda assim não a condena totalmente (o homem em branco em questão é herdeiro das terras, "de sua família por décadas", e "trabalha para mantê-la produtiva", mas ao mesmo tempo imepede que os indígenas, em verdadeira penúria, mantenham a subsistência retirando o que precisam para tanto da floresta).
Perde-se a mão em um certo momento, e o filme "corre" em sua parte final, como que querendo resolver logo a questão. No geral, filme apenas interessante, com boas interpretações no núcleo indígena, o único de fato compensador de ser visto.
Nesta quarta, dia 29, haverá exibição no Cine Bombril 1, seguido de debate com o diretor e com os atores. Para quem se interessar no tema do filme (como discussão o filme é infinitamente melhor do que como "cinema"), boa chance para se discutir.
Estréia prevista no circuito comercial dia 07 de novembro.

Nenhum comentário: