sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"CAFÉ DOS MAESTROS" ("Cafe de los maestros", de Miguel Cohan/ARG 2008)



Este filme bem que poderia se chamar "Buenos Aires Social Club", dada a proximidade com o documentário cubano de Win Wenders. Proximidade não apenas no tema (documenta o reencontro, em um show no teatro Colón, em Buenos Aires, de grandes mestres do Tango), mas em vários outros aspectos também. A fotografia do show de encerramento do filme é muito semelhante ao de Buena Vista, inclusive. Mas lógico que, evidentemente, o filme argentino está muito, mas muito aquém do cubano.

O filme tem um início bem "arrastado", "devagar". Em alguns momentos lembra mais um "extra" de DVD do show, o que é péssimo para um documentário. Mas desencanta do meio para o fim, valendo como uma boa homenagem ao tango.

Os depoimentos dos grandes do Tango são bons. Sempre com simplicidade, o cotidiano de Buenos Aires e de seus milongueiros é mostrado no decorrer do documentário. A origem de seus maestros, o carinho com a música, o trabalho do arranjador. Tudo detalhado de forma bastante reverencial.
Não se trata de um filme da dança tango, mas da música. Por outro lado, a única sequência em que a dança é destaque, filmada em um coreto, é um dos momentos mais belos do filme.
Em outra passagem, a câmera é postada de forma fixa, apenas fotografando um ou outro ângulo das ruas portenhas. Nesse ponto lembra bastante o nosso "Mistério do Samba" (mas também está aquém), assim como no trecho em que os músicos aparecem montando seus instrumentos, personagens importantes do filme.
Produção impecável, cabendo frisar que Walter Salles é um dos co-produtores da película. Filme para se escutar, sem dúvida. A última montagem, já durante o show no Colon, é uma das que mais valorizam o filme. Nesse ponto insere-se na execução de uma única canção trechos filmados no teatro e durante os ensaios e gravaçoes do disco. Não gostei, por outro lado, dos cortes que a antecederam. Não mostrando as canções por inteiro, cortando abruptamente os intérpretes, lembrava mais um trailler.
Outro ponto um tanto falho foi não ter se aprofundado nas histórias pessoais dos Maestros. (até por impossibilidade, dado o número de participantes do tal show). Um documentário específico sobre alguns deles, como Horacio Salgán, seria mais interessante.
Ainda comparando, um senhor ao meu lado me disse, ao final do filme, ser a segunda sessão que via. Embora eu tenha gostado, não chegaria a tanto. Nesse ponto, nosso "O Mistério do Samba" é infinitamente mais interessante.
Mas no geral, vale conferir. O filme será exibido mais uma vez durante a Mostra, no dia 29 no IG Cine, 20:40.
Deve estar também na semana dos melhores e talvez entre em cartaz no circuito comercial. Talvez.
PS: ainda sobre tango, vale a pena dar uma xeretada no site Todotango, que me foi indicado pelo casal Renata e Vinícius. Vinícius é músico da Orquestra "de Puro Guapos" que, como ocorre todo último domingo de cada mês, estará se apresentando neste dia 26 no Café Piu Piu. Um ótimo programa, com toda certeza!

Nenhum comentário: