sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Para o fim de semana

HOJE tem "Noitão" no HSBC Belas Artes, com programação voltada a sucessos da Mostra de Cinema de anos anteriores. Este blog destaca entre as exibições os ótimos "Família Rodante" (Argentina, 2004), de Pablo Trapero, e "Segunda Feira ao Sol" (Espanha,2002), de Fernando Léon de Aranoa, este com excelente atuação de Javier Bardém (kikito em Gramado e Goya como melhor ator). Outros destaques (mas não conferidos pelo blog) são "O Sabor da Melancia" (Taiwan, 2005), de Tsai Ming-liang, "Amores Expressos" (Hong Kong, 1995), de Wong kar Wai. Preenchem ainda a noitada: "Luzes na Escuridão"(Finlândia, 2006), de Aki Kaurismäki e "Estação Doçura" (Alemanha, 1985). A partir das 24h, com sorteio de DVDs e CDs, e valendo um café da manhã para os sobreviventes!

Também no Belas Artes, a programação do Cineclube, de hoje até o dia 06.11, traz obras de Jean Renoir e de Luis Buñuel. Nesta primeira semana o filme em cartaz é "A Grande Ilusão" (1937), de Jean Renoir. Vale a pena consultar a programação completa no link .

Também nas telas, hoje e amanhã no Sesc Vila Mariana e a partir de segunda-feira no Cinesesc, vale a pena conferir a retrospectiva do cineasta e artista plástico Cao Guimarães (o site do sujeito é muito bem feitinho!). Destaque para: 1) "Acidente" (2001), poema visual com nomes de cidades mineiras entremeado por "acidentes" que ocorrem diante das câmeras; 2) "A Alma do Osso" (2004), sobre a história de um eremita que vive há mais de 40 anos em cavernas no interior de Minas Gerais; 3) "O Andarilho" (2007), documentário que acompanha 3 solitários andarilhos em seus trajetórias distintas, examinando a relação entre caminhar e pensar (!!!!!!); e 4) "Fim do fim" (2000), documentário sobre o desaparecimento de algumas profissões, como tocador de sinos, parteira, lanterninha, entre outras. Vale conferir também a exibição de seus curtas.
A programação completa da retrospectiva pode ser conferida nos sites do Sesc Vila Mariana e do Cinesesc .

Nos palcos, tem estréia hoje, no Teatro João Caetano (R. Borges Lagoa, 650), a peça "Começar a terminar", compilação de textos de Samuel Beckett, protagonizado e dirigido por Antonio Abujamra e encenado pela Cia. Anjos Pornográficos. Em cartaz até o dia 23/11, a peça terá exibiçao gratuita neste fim de semana.

Não custa lembrar, mais uma vez, que amanhã tem início a venda de pacotes promocionais e credenciais para a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Nenhum comentário: