quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DOCUMENTÁRIO ENCANTADO


Muito bom, de fato encantador, o filme "PALAVRA ENCANTADA", de Helena Solberg, sobre a relação entre poesia e música.

Entre os depoentes, Adriana Calcanhoto, Maria Bethânia (declamando Fernando Pessoa), Arnaldo Antunes, Zé Celso, Tom Zé, Chico Buarque ("Não tenho pretensão de ser chamado de poeta. Não sou poeta"), entre outros. Evidente que, pelo tema, não poderiam estar ausentes Luiz Tatit e José Miguel Wisnick, ambos mestres-cantores da Faculdade de Letras da USP. Luiz Tatit, livre docente com vários trabalhos publicados sobre o tema, dá verdadeira aula, muito interessante por sinal!

Quem abre o documentário é Adriana Calcanhoto, declamando uma canção medieval. Chico relembra a história da trilha para a peça "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto, que, por sinal, odiava música. E o filme prossegue. Os pontos fortes são os debates sobre se letra de música pode ou não ser considerada poesia. Outro ponto é a utilização da música popular (Rap, inclusive) como veículo para despertar interesse pela literatura. É o que fazem Lirinha e Ferréz.

Recheado de entrevistas interessantíssimas, não é surpresa que o trabalho tenha ficado excelente. Com tantos entrevistados, imagino a quantidade de material que ficou de fora do corte final. Ótima montagem. Merecido o prêmio de melhor direçao de documentário no Festival do Rio deste ano. O filme é a própria poesia com música! Trata do tema de forma deliciosamente leve, evitando com sucesso um academicismo que condenaria o assunto à chatice!

Para quem não viu, é torcer para estar na semana extra ou para estrear logo no circuito comercial!

2 comentários:

Anônimo disse...

Daniel, sabe que ainda não vi? Estou enrolando muito. Além de começar, ele termina com a Adriana Calcanhoto, não é?

Daniel Luppi disse...

Clayton, confesso que não me recordo se ela também fechava.
de qualquer forma, preciso rever!
um belíssimo e emocionante documentário.